quarta-feira, 6 de julho de 2011

FACEX divulga nota de esclarecimento sobre OAB

A Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX) divulgou nota de esclarecimento sobre a instituição ter sido citada na lista das faculdades que não tiveram êxito nos exames da OAB.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Natal, 05 de julho de 2011.

Divulgam-se os resultados dos exames da OAB (2010.3) nos quais figura a nossa Instituição com nenhum aluno aprovado, já que os cinco alunos que se submeteram aos exames não lograram êxito. Esclarecemos que, em dezembro de 2010, data da inscrição no exame, o Curso de Direito da Facex NÃO tinha alunos graduados, e os cinco alunos fizeram as provas na condição de TRAINEE. Só no final deste mês teremos a conclusão da primeira turma de graduandos em Direito, aptos a se submeterem aos exames da ordem. Esperamos, então, alcançar resultados que dignifiquem a nossa Instituição. Reafirmamos o nosso compromisso com a qualidade da educação.DN Online

Jane alves quer os bens que foram apreendidos durante sua prisão de volta

A empresária Jane Alves, ré no processo judicial relacionado à Operação Hígia, solicitou à justiça a restituição dos bens que foram apreendidos pela Polícia Federal no ato de sua prisão, em junho de 2008. O advogado da empresária, Rogério Lara, pereferiu não comentar a ação e se limitou a dizer que a relação dos bens solicitados por Jane Alves "não é de interesse público". A operação investigou um suposto esquema de desvio de verba pública e fraude em licitações nos contratos de higienização hospitalar e locação de mão-de-obra na secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte.

No sistema de consulta online da Justiça Federal, consta que o processo foi remetido ao Ministério Público Federal do RN (MPF/RN) para manifestação do órgão no dia 01 de julho. No entanto, a assessoria de comunicação do MPF/RN informou que até o início da tarde de ontem a procuradora Clarisier Azevedo, responsável pela Operação Hígia, não havia recebido nenhum processo com esse conteúdo.

Cartas precatórias

A Operação Hígia ainda espera cinco carta precatórias, referente às testemunhas que estão sendo ouvidas em outros estados. Após o recebimento das cartas, o juiz da 2ª Vara Federal, Mário Jambo, deve abrir vistas do processo ao Ministério Público Federal e as partes envolvidas, e seguir para o julgamento. Fonte: DN Online

Garoto de onze anos atrai metais com o corpo em cidade do RN


Um caso inusitado chamou atenção dos moradores do município de Mossoró, no interior do RN. Os pais do jovem Paulo Davi de onze anos, levaram um susto ao perceber que talheres e outros objetos metálicos grudavam no corpo do filho. A constatação veio depois de assistirem a uma reportagem na televisão, em que um menino croata realizava a mesma façanha. "Achei o biótipo dele parecido com o do meu filho. Então resolvi fazer o teste foi então que Os objetos começaram a grudar no corpo dele e nós ficamos impressionados”, conta o pai, Júnior Amorim.

Além de talheres, a região do tórax do menino atrai celulares, anéis e até um microfone. O fato inusitado causou espanto e ao mesmo tempo foi encarado pela família como algo mágico. “Eu não estava em casa quando o fato aconteceu. Quando eu cheguei ele começou a gritar:’mãe eu sou o menino imã de Mossoró’. Na hora me deu até calafrios, mas agora estamos encarando como algo mágico”, conta Josy Amorim, mãe.

Após consultar um pediatra, a familia foi informada que não existe na literatura médica explicações exatas para o fenômeno. O médico acredita que a reação seja motivada por algum tipo de oleosidade natural da pele. “Não é algo que tenha relação com magnetismo. Acredito que seja algo provocado por um pouco de oleosidade da pela que faz com que os objetos grudem na pele”, informou.

Para o pai do menino tudo é motivo de diversão. Foi dele a ideia de colocar o vídeo com a façanha no You Tube e em outras redes sócias. Ele se diverte com a novidade. e entre os colegas já ganhou até apelido: “menino Imã”, conta. “Eu acho bom e não sinto nada. Só que quando estou colocando os objetos sinto como se eles estivessem empurrando minha pele para dentro que se quisessem encostar em alguma coisa”, explica. Fonte: DN Online

terça-feira, 5 de julho de 2011

Hospital Tarcísio Maia lança atendimento pioneiro com tomografia pela telemedicina


O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), não está realizando apenas eletrocardiogramas, através da telemedicina, como ocorre nas outras unidades de saúde do Estado. Os pacientes passam a contar, agora, com tomografias pelo diagnóstico à distância.
Para os pacientes da urgência, os laudos são dados com um prazo máximo de 60 minutos e os de enfermaria recebem os resultados em 48 horas. “Consideramos um grande avanço no serviço público ofertar a população um atendimento de alto padrão como esse da Telemedicina. Pretendemos continuar neste caminho e evoluir para outros setores de diagnóstico dentro do HRTM”, adianta o diretor Ney Robson.Fonte: Blog Robson Pires

MP recomenda que farmacêuticos do RN não exerçam função de vendedores

Uma notificação expedida pela Procuradora do Trabalho Ileana Neiva recomenda que o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do RN - SINFARN e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Norte SINCOFARN insiram, nas convenções e acordos coletivos de trabalho, cláusula prevendo a proibição do desvio de função de farmacêuticos, que não poderão executar as atividades próprias de vendedores das farmácias e drogarias. A recomendação é resultado de investigação, que apurava a denúncia de que todo o segmento econômico de farmácias no estado do RN estava utilizando seus empregados farmacêuticos para realizarem a venda de produtos, pagando comissão sobre as vendas realizadas. 

Para a Procuradora Ileana Neiva, tal prática representa evidente desvio de função, ferindo a Resolução nº 357/2001, do Conselho Federal de Farmácia, que aprova o Regulamento Técnico das Boas Práticas de Farmácia e estabelece que as atribuições do farmacêutico, responsável técnico em farmácias e drogarias, restringe-se à dispensação de medicamentos e às atividades previstas no artigo 19 da citada Resolução, não estando, entre elas, a previsão de efetuar a atividade de venda, admitindo-se apenas, o controle das vendas, mediante registro, em livro próprio, dos medicamentos controlados vendidos pelos vendedores das farmácias ou drogarias. 

Ileana Neiva assegura que este desvio de função tem claros reflexos no atendimento à população, uma vez que o farmacêutico, ao invés de atuar como orientador do consumidor de produtos farmacêuticos, passaria a assumir a função de promotor de consumo, o que certamente aumentaria a prática da "empurroterapia", com o objetivo de aumentar o recebimento de comissão pela venda de remédios. De acordo com a Procuradoria do Trabalho, essa conduta é contrária à, diminuindo ou anulando a qualidade da assistência  prestada  que deve nortear a atuação do farmacêutico a à população e causando evidente problema de saúde pública, devendo o farmacêutico realizar suas atividades sem vínculos promocionais ou comerciais junto a laboratórios, distribuidoras ou empresas de medicamentos. 

Os sindicatos deverão comprovar, no prazo de 30 (trinta) dias, o cumprimento da notificação recomendatória e o MPT/RN tomará medidas judiciais no combate ao desvio de função em relação às empresas que descumprirem a cláusula. Fonte DN Online

Aeroporto de Natal não ficará pronto até a Copa, diz Ministério do Esporte

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, não ficará pronto até a Copa do Mundo de 2014. A informação foi passada pelo assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, na tarde desta terça-feira (05), em Brasília, e publicada pelo portal G1. O aeroporto é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial.

Segundo a Infraero, as obras da pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, devem estar concluídas em outubro de 2013 antes, portanto, do Mundial. A Infraero afirmou não ter informações sobre o restante da obra, de responsabilidade da iniciativa privada, para que o aeroporto entre em funcionamento. O G1 procurou a Secretaria de Aviação Civil e aguarda resposta.

De acordo com Gomyde, que participou nesta terça do II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 como representante do ministro Orlando Silva, o atraso na obra do aeroporto não impedirá que Natal seja sede da Copa. "Não há risco de Natal não ser sede da Copa". Segundo ele, a  Infraero vai por em prática um "plano B", que é a reforma do atual aeroporto de Natal, o Aeroporto Augusto Severo. Fonte DN Online

RN é destaque nacional com 2 Faculdades com nota zero na OAB



O Rio Grande do Norte é destaque na mídia nacional pelo fraco desempenho dos concluintes do curso de Direito no exame da OAB. Das 90 faculdades brasileiras que obtiveram nota zero no exame, ou seja, que não tiveram nenhum aluno aprovado, duas estão no Rio Grande do Norte.
A Facex e o Instituto Natalense de Ensino e Cultura – INEC estão no ranking. O índice de 90 faculdades com índice zero representa 14,75% das 610 faculdades que tiveram alunos matriculados na prova.
A notícia é destaque no portal Uol.

Avaliada em 600 mil reais, a casa de Anderson Miguel vai a leilão para pagar dívida de 65 mil

Do Blog Thaisa Galvão

Está começando neste momento, no SEBRAE-RN, em Natal, um leilão da Justiça do Trabalho. 


Avaliada em 600 mil reais, a casa pertencente ao advogado Anderson Miguel, assassinado há cerca de um mês, será leiloada para pagar uma dívida trabalhista de 65 mil. Dívida da empresa de Anderson, a A&G, de locação de mão de obra, contra Maria da Conceição da Silva. A casa de 350 metros quadrados, com 5 suítes e construída numa área de mil metros quadrados, fica na rua Missionário Joel Carlson, número 1873, em Capim Macio.

Governo pede ilegalidade da greve dos professores da rede estadual

A Justiça deve decidir amanhã sobre o pedido do Governo do Estado de decretar a ilegalidade da greve dos professores. O Executivo alega que a paralisação está prejudicando cerca de 300 mil alunos há mais de dois meses e argumenta já ter determinado o cumprimento e implantação do piso nacional dos docentes, que significa um aumento de 34% do salário desses servidores.

De acordo com o procurador geral do estado, Miguel Josino, o Estado não encontrou outra alternativa. "Diante do insucesso das negociações com o Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), não restou alternativa senão pedir ao Poder Judiciário que determine a imediata volta dos professores à sala de aula, uma vez que a greve está prejudicando cerca de 300 mil alunos, que correm o risco de perder o ano letivo de 2011", explicou o procurador.Na ação ajuizada na Justiça, a Procuradoria do Estado não pleiteou o desconto dos dias parados, mas exige a reposição de todas as aulas no mês de julho e nos sábados até o final do ano, para que os alunos tenham todos os conteúdos das matérias. 

O procurador geral esclareceu também que o estado defende que o direito de greve não é absoluto. "Entendemos que há interesses individuais mais relevantes e, no caso concreto, os alunos da rede pública estão sendo muito prejudicados", disse.O coordenador geral do Sinte, José Teixeira, afirmou que o sindicato foi citado na última sexta-feira e, desde então, a assessoria jurídica está elaborando a defesa. "Vamos apresentar defesa no tempo hábil que nos foi concedido, provavelmente amanhã à tarde (hoje) entregaremos a documentação, mas desde já informamos que vamos continuar a paralisação", destacou.Fonte: DN Online