sábado, 3 de março de 2012

Liga Contra o Câncer não paga salário; repasse atrasa

Os 1.250 funcionários da Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer terão os salários atrasados pela primeira vez em 60 anos de história. A informação é do superintendente da entidade, Ricardo Curioso. O atraso nos repasses dos recursos do SUS por parte do poder público estadual e de plano de saúde dos servidores federais é a causa do atraso nos salários dos servidores e pagamento à empresas que fornecem produtos e mão-de-obra à Liga, que deveriam receber entre o fim de fevereiro e início de março, o que não ocorreu até esta sexta-feira (2).

Ricardo Curioso explicou que os recursos do SUS já foram repassados desde o dia 5 do mês passado, mas os entraves burocráticos impediram que aproximadamente R$ 3 milhões fossem depositados na conta da Liga. Ainda de acordo com o superintendente, a Prefeitura do Natal já está com o processo bem encaminhado para o pagamento, mas, por outro lado, o Governo do Estado estaria tratando a questão de forma lenta.

“O secretário (de Saúde) Domício Arruda tem toda boa vontade, mas é algo que não depende dele. É o trâmite burocrático que não ocorreu de maneira adequada e, infelizmente, pela primeira vez em 60 anos, os salários dos servidores vai atrasar”, lamentou Ricardo Curioso. Quanto aos serviços da Liga, o superintendente garantiu que todos seguirão normalmente, sem problemas imediatos.

O secretário admite o problema, mas acredita que até a quarta-feira (7) da próxima semana a burocracia será vencida. Fonte: Blog Carlos Santos

Lucrécia tem a melhor saúde do Rio Grande do Norte.

O índice de desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalares e das Urgências e Emergências.

Lucrécia tem a melhor saúde do Rio Grande do Norte.

Confira a relação fornecida pelo Ministério da Saúde com os índices dos 10 municípios mais bem posicionados:

Município / índice:

 Lucrécia / 6,87
 – Santana do Seridó / 6,69
 – Caraúbas / 6,33
 – Parazinho / 6,33
 – São Paulo do Potengi / 6,33
 – Guamaré / 6,25
 – Senador Georgino Avelino / 6,24
 – Serra Negra do Norte / 6,24
 – Acari / 6,22
10° – Santana do Matos / 6,22

Olha a Lucupira aí gente!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Ficha Limpa foi uma grande conquista da sociedade

Ao longo dos últimos anos, a sociedade brasileira vem travando verdadeiras batalhas para garantir o resguardo da ética. Mobilizações, atos públicos, abaixo-assinados e, até mesmo, projetos de lei demonstram de forma contundente a inquietude e o inconformismo com os maus exemplos dados por alguns homens públicos brasileiros.

A Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade foi recentemente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal – e que valerá para as eleições de 2012 –, é um belo exemplo de como a força conjunta da sociedade e da opinião pública pode ajudar na depuração de um sistema político que vem sendo corroído pela corrupção e pela impunidade.

Uma vitória, sem dúvida, mas é preciso agora que os efeitos da lei sejam estendidos a todos os cargos em comissão – os chamados CCs – junto aos poderes Executivo e Legislativo em todas as esferas, assim como seus respectivos órgãos, inclusive secretários de município, de Estado, ministros e presidentes de entidades da administração autárquica e fundacional.

O povo encontrou uma saída para impedir o acesso de oportunistas à vida pública brasileira. No entanto, esta é uma conquista parcial. É preciso que o cidadão, que todos nós, sem distinções, façamos, de uma vez por todas, o “dever de casa”, acompanhando de perto as ações dos nossos escolhidos.

Uma sociedade ética, justa e igualitária tem como premissa a participação vigilante daqueles que a integram. Não preciso aqui destacar o quanto o país se enfraqueceu, ao sofrer, no decorrer dos anos, uma seqüência desmedida de impunidades. Pagamos um preço muito alto por isso.

Um exemplo é a ineficiência do Estado na oferta de direitos básicos ao cidadão, como segurança, saúde, educação e até justiça. Ficha Limpa é apenas um atestado de antecedentes, não de honestidade, comprometimento com a ética ou mesmo com o bem comum.

O eleitor deve cobrar de seus eleitos – todos eles – uma gestão pública condizente com a alta carga de tributos que se paga e exigir uma gestão eficiente das verbas, controle rigoroso dos gastos públicos, transparência, punição para a malversação do erário, além de coerência e compromisso com as famosas promessas de campanha.

É preciso governar mais para o povo e pelo futuro, e menos pelos partidos, pelos cargos e aliados de ocasião. Fonte: Consultor Jurídico

Candidatos nas Eleições 2012 devem estar com contas de campanha aprovadas

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, durante a sessão administrativa desta quinta-feira, a resolução que trata da prestação de contas nas Eleições 2012. A principal novidade trazida na resolução deste ano é referente a exigência de aprovação das contas eleitorais para a obtenção da certidão de quitação eleitoral e, em conseqüência, do próprio registro de candidatura. A decisão foi tomada por maioria de votos (4×3).

Esta resolução define ainda as regras para a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros bem como para prestação de contas da utilização desses valores. Fonte: Panorama Político

Saúde pública no RN ganha nota 5,42

Um índice lançado ontem pelo governo federal para medir o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) rendeu ao país nota 5,47, numa escala de 0 a 10, e ao Rio Grande do Norte 5,42, a segunda melhor avaliação do Nordeste e a 12ª do país. À frente do estado, na região, ficou Alagoas, com 5,43. Os números não são, entretanto, motivo para comemorar. Segundo os técnicos do Ministério, a avaliação constatou que os usuários do serviço público de saúde ainda enfrentam muita dificuldade para conseguir uma consulta ou um exame. Tanta dificuldade, dizem eles, acabou prejudicando a média nacional do índice. Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 1 de março de 2012

Natal amplia reprovação ao Governo Rosalba para 62%

Saíram os números da segunda pesquisa Sinduscon/Instituto Consult, com enfoque de questões político-administrativas e eleitorais, tendo Natal como ambiente.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Consult entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 44 bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal. A pesquisa foi registrada em 15/02/2012: Protocolo RN 00006/2012- TSE – TRE.

Um dos destaques, é a crescente “reprovação” do natalense ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM), que bate recorde. A rejeição ao modelo de gestão de Rosalba chegou a 62%. Aumentou em relação à sondagem anterior.

Veja abaixo os dados comparativos entre uma pesquisa e outra:

Eis o resultado:

Divulgação no dia 01 de Março de 2012:

Aprovação – 22,4%
Reprovação – 62%
Não Sabe – 14,6%

Divulgação no dia 09 de Janeiro de 2012:

Aprovação – 25,1%%
Reprovação – 59,6%
Não Sabe – 15,3%.

Veja números da pesquisa Sinduscon/Instituto Consult para Prefeitura de Natal

Estimulada (Fevereiro)

Carlos Eduardo Alves (PDT) – 44,20%
Wilma de Faria (PSB) – 19,80%
Rogério Marinho (PSDB) – 6,80%
Fernando Mineiro (PT) – 3,70%
Hermano Morais (PMDB) – 3,60%
Felipe Maia (DEM) – 2,10%
Micarla de Sousa (PV) – 1,10%
Albert Dickson (PP) – 0,60%
Nenhum – 9,70%
Não sabe dizer – 8,40

Espontânea (Fevereiro)

Não sabe – 53,90%
Nenhum – 7,20%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 25,30%
Wilma de Faria (PSB) – 8,40%
Fátima Bezerra (PT) – 1,80%
Rogério Marinho (PSDB) – 1,30%
Micarla de Sousa (PV) – 0,40%
José Agripino (DEM) – 0,30%
Hermano Morais (PMDB) – 0,30%
Henrique Alves (PMDB) – 0,20%
Garibaldi Alves (PMDB) – 0,20%
Felipe Maia (DEM) – 0,10
Joanilson Rego (PSDC) – 0,10%
Sandro Pimentel (Psol) – 0,10%
PT – 0,10%
Fernando Mineiro (PT) – 0,10%
Aldo – 0,10%
Lula -0,10%

Fonte: Carlos Santos

Governadora Rosalba Ciarlini vetou 17 Projetos de Lei

Em sessão extraordinária realizada no final da manhã desta quinta feira, foram lidos os vetos da governadora Rosalba Ciarlini a 17 projetos de lei aprovados pela Assembléia Legislativa, sendo 15 de iniciativa dos deputados, 1 do Ministério Público e outro do Tribunal de Contas.

O governo está vetando, integralmente, projetos apresentados pelos deputados Larissa Rosado, Fernando Mineiro, Gustavo Carvalho, Leonardo Nogueira, Gustavo Fernandes, Walter Alves, Márcia Maia, Antônio Jácome, Dibson Nasser, Hermano Morais e Gesane Marinho.

O projeto do Ministério Público, vetado parcialmente dispõe sobre a criação de estágio para estudantes de pós-graduação, denominado MP Residência. O do Tribunal de Contas do Estado, que também recebeu veto parcial, dispõe sobre a Lei Orgânica do TCE.

De autoria da deputada Larissa Rosado foram vetados os projetos que dispõem sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, disponibilizarem carteiras escolares destinadas aos alunos com deficiência; e sobre a política de segurança nas escolas da rede estadual de ensino.

De Fernando Mineiro foram vetadas a matéria que institui o Sistema Estadual de Bandas de Músicas e o projeto que define os Centros de Inclusão Digital como de especial interesse social, como entidades prestadoras de serviços multipropósitos.

Da iniciativa do deputado Gustavo Carvalho os vetos recaíram sobre os projetos que “dispõe sobre a serva de 5% das vagas para pessoas portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação oferecidos pela UERN” e o que “dispõe sobre a criação do Programa de Transporte Social Universitário”.

Os projetos que dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção em todos os recipientes de bebidas alcoólicas, de advertência sobre o perigo de ingestão de álcool por mulheres durante o período de gestação; e o que dispõe sobre a concessão de benefício fiscal nas vendas de veículos de duas rodas para moto taxista e entregador, de autoria de Leonardo Nogueira também receberam vetos.  

Outro projeto vetado foi o de autoria de Gustavo Fernandes, concedendo desconto de 50% na entrada de eventos culturais, artísticos e esportivos para jornalistas diplomados e sindicalizados.

Também foram lidos os vetos aos projetos de autoria de Walter Alves que proíbe a emissão de comprovantes em papel termo sensível; de Márcia Maia que trata da habilitação nas licitações e contratos administrativos para obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes do Estado; de Antônio Jácome sobre a instituição do Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente de Álcool e ou Drogas.

 Foram vetados ainda: projeto de Dibson Nasser determinando que, no mínimo 10% das vagas referentes aos contratos temporários remunerados durante o mundial da Copa deverão ser reservadas aos jovens de 18 a 24 anos, procedentes da rede pública de ensino; de Hermano Morais proibindo depósito prévio para internação em clínicas ou hospitais da rede privada; e de Gesane Marinho dispondo sobre a classificação da visão monocular como deficiência visual. Os vetos vão ser apreciados em plenário em sessão específica a ser marcada pela Mesa Diretora. Fonte: Robson Pires

Vagner Araújo - Ex-secretário atua em campanha eleitoral em Angola

Carlos Santos sobre Vagner Araújo


O ex-secretário do Planejamento do Governo Wilma de Faria (PSB) e candidato a vice-governador em 2010, na chapa de Iberê Ferreira (PSB), Vagner Araújo, está além-mar. Em Angola, África.

Ele foi convidado pelo marqueteiro João Santana (da Polis Propaganda e Marketing) para coordenar a área de plano de governo da campanha à reeleição do presidente José Eduardo dos Santos do partido MPLA.

João Santana e sua equipe trabalharam para o Governo Lula e também atuam no Governo Dilma Rousseff. Atualmente, o trabalho que realizam se espraia por quatro países.

Sucesso ao Vagner.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ministério Público e Justiça ‘governam’ Natal

Do Blog Carlos Santos

De uns tempos para cá, Ministério Público e Justiça passaram a governar Natal. Parece absurdo. E é. Mas é sinalizador da ausência do Executivo, no seu papel basilar de promover o bem comum.

Há poucos dias saiu decisão para que a prefeitura promova limpeza em lagoas que costumam transbordar e causar transtornos a famílias em seus arrabaldes.
É mais recente a determinação judicial para que o governo da prefeita Micarla de Sousa (PV) realize concurso para ‘agentes de endemias’.

Agora também sai decisão que obriga o município a cumprir lei e repasse o valor integral dos vales transportes aos servidores.

Um pouco antes, sempre por cobrança e pressão do Ministério Público, ocorreram posturas semelhantes do Judiciário, quanto às pastas da Educação e Saúde, por exemplo.

Ministro defende que avaliação de agentes de trânsito seja suficiente para identificar motorista bêbado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu hoje (29) que policiais e agentes de trânsito possam atestar a embriaguez de um motorista sem a necessidade de uso do bafômetro. “O Ministério da Saúde é favorável àquilo que já foi votado no Senado: a avaliação do agente de trânsito ou do agente policial é suficiente para identificação de um motorista que ingeriu álcool”, disse.

Padilha reforçou o apoio da pasta à política de tolerância zero em relação à ingestão de bebidas alcoólicas por motoristas. Segundo o ministro, quem bebe não pode dirigir. “Nossa lei tem que caminhar nesse sentido. A pessoa que beber, independentemente do nível de álcool, não deve dirigir. E essa avaliação [de embriaguez do motorista] um agente policial ou de trânsito é capaz de fazer”, concluiu. Fonte: Blog Robson Pires

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rosalba Ciarlini participa de reunião de Governadores em Brasília

Na manhã desta terça-feira (28), a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma reunião preparatória de Governadores, em Brasília, para propor uma pauta de ações a ser apresentada ao Congresso Nacional, além de uma agenda com a Presidência da República.

“Estamos unidos em busca de soluções para a questão da dívida dos estados, funcionalismo, comércio não presencial, FPE, royalties, Lei Kandir, entre outras questões que estão afetando diretamente as finanças dos estados. A União e o Congresso Nacional precisam ter um olhar mais atento em relação a essas questões para auxiliar os Governos Estaduais”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O evento, que aconteceu na residência da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, contou com a presença de dez governadores, três vice-governadores e um deputado federal, que representou o Governador do Piauí. A idéia é formar uma comissão permanente para discutir e propor soluções a cerca de temas que afetam os estados.

“A reunião teve uma grande participação de Governadores e traçou objetivos comuns entre os estados na busca de diminuir as desigualdades, principalmente fiscais, e trazer soluções para que ocorra uma unidade federativa no país”, observou a Governadora do RN, que será responsável por cobrar providências relacionadas a royalties, CONFAZ e regulamentação de comércio eletrônico.

Neste momento, os Governadores seguem para o Congresso Nacional, onde serão recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, oportunidade em que apresentarão o que foi discutido durante a reunião desta manhã.

Acompanham a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta. Fonte: Blog do BG

Vitórias da OAB garantem o Estado Democrático

A atual gestão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, presidida por Ophir Cavalcante Junior, contribuiu de modo relevante para a consecução de quatro importantes vitórias no Supremo Tribunal Federal, todas protetoras do cidadão e dos postulados constitucionais, colaborando para a construção de uma nação justa e digna. A declaração de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça, a constitucionalização do Exame de Ordem e a validade da lei Maria da Penha são exemplares de tal assertiva.

O STF julgou constitucional a Lei Complementar 135, denominada Lei da Ficha Limpa, julgando procedente a Ação Declaratória de Constitucionalidade 30, proposta pelo Conselho Federal da OAB. Inelegibilidade é critério de candidatura e não punição. Mandato político não é propriedade individual e sim prestação de serviços à coletividade. Ressalte-se que a mencionada lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, após mobilização da sociedade, capitaneada pela OAB, CNBB e Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, que apresentou projeto de iniciativa popular. Deu-se concretude ao artigo 14, parágrafo 9º da Constituição, que prevê a edição de lei para estabelecer casos de inelegibilidade que protejam a probidade e moralidade administrativas, considerada a vida pregressa dos candidatos.

A Corte Suprema reconheceu a competência concorrente do Conselho Nacional de Justiça, que não será órgão subsidiário das corregedorias. A OAB nacional ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.638 e defendeu que a matéria se encontra plenamente disciplinada pelo artigo 103-B da Constituição Federal. Na véspera do julgamento, no dia 31 de janeiro deste ano, o Conselho Federal da Ordem organizou ato público em defesa do CNJ, contando com a presença de diversas entidades representativas da sociedade civil, de dirigentes da OAB de todo país e de renomados juristas como Hélio Bicudo, Nelson Jobim e Miguel Reale Junior.

O Exame de Ordem, como instrumento de seleção dos que possuem o mínimo de conhecimento jurídico para defender os interesses e direitos do cidadão, foi declarado constitucional pelo Supremo Tribunal. No julgamento do Recurso Extraordinário 603.583, reconhecida a repercussão geral, o Plenário do STF considerou compatível com a Constituição a exigência de comprovada qualificação para o exercício da advocacia, por se tratar de profissão que pode acarretar risco de dano relevante a terceiros.

Afirmando a necessidade de proteção especial da mulher, indispensável à consecução de uma igualdade material — e não apenas formal — com o homem, o Supremo considerou constitucional a Lei 11.340, denominada lei Maria da Penha, ao julgar a ADI 4.424 e a ADC 19, nas quais a OAB nacional funcionou como amicus curiae.

O artigo 44 da Lei Federal 8.906 atribui a OAB a finalidade de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis e pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas. Trata-se da missão institucional da entidade, que a tem desempenhado com destemor, olhos postos exclusivamente na afirmação dos valores constitucionais.

A atuação institucional não se contrapõe, mas se complementa, com a necessária valorização da advocacia e a prevalência das prerrogativas para o exercício da profissão, considerando que o fortalecimento do advogado é essencial e indispensável para a defesa do cidadão injustiçado.

Nessa seara, a atual gestão da OAB nacional executa a Caravana das Prerrogativas, a campanha nacional contra o aviltamento de honorários, a implantação de históricas reivindicações da advocacia no projeto do novo Código de Processo Civil e a firme atuação no CNJ e CNMP contra autoridades do Judiciário e do Ministério Público que desrespeitam o exercício da profissão. O Estado de Direito e o devido processo legal, dos quais o advogado é peça fundamental, são indissociáveis e devem ser preservados como essenciais à estabilidade democrática.

O jurista austro-germânico Rudolf Von Ihering, no célebre opúsculo A Luta pelo Direito (Der Kampf ums Recht), asseverou, no Século XVII, “a vida do direito é uma luta — uma luta dos povos, do poder estatal, das classes e dos indivíduos”. As vitórias alcançadas pela atual gestão do Conselho Federal da OAB demonstram que permanece atual e verdadeira a convicção segundo a qual a luta faz o direito. Fonte: Consultor Jurídico

Antonio Martins corre risco de perder R$ 4 milhões em obras devido inércia administrativa

O município de Antonio Martins corre o sério risco de perder investimentos que juntos podem somar mais de R$ 4 milhões em obras e outras melhorias à população, devido a falta de compromisso com a coletividade e a inércia administrativa do atual Prefeito, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), que tem deixado de executar os inúmeros projetos, trazendo com isso enormes prejuízos aos seus habitantes, que poderiam estar sendo beneficiados. Sem contar que esses recursos juntos gerariam de imediato emprego e renda e maior inclusão social.

O pior nisso tudo é que diversas obras estão sendo canceladas por conta do prazo de validade dos convênios, que têm expirado. Isso sem citar aquelas que estão paralisadas e um punhado de outras que faltam serem concluídas.

São obras conseguidas para o município ainda no mandato de seu antecessor, que deveriam ser executadas na gestão do atual Prefeito, Edmilson Fernandes, mas não é o que vem acontecendo.

Os recursos assegurados contemplam a construção de praças, calçamentos, construções de banheiros, reformas de casas, posto de saúde, abastecimento de água, construção de açude, perfuração de poços, com instalação de chafarizes, iluminação do estádio de futebol “Fernandão”, pavimentação asfáltica, urbanização e novo pórtico do mirante, construção de escola de ensino infantil, dentre as inúmeras outras obras paralisadas ou canceladas, e que até agora não avançaram.

O que vem ocorrendo em Antonio Martins é uma total falta de respeito e compromisso com o bem-estar da população e das futuras gerações do município, que não se justifica.

Um dos primeiros a denunciar a paralisia administrativa e o abandono das obras públicas foi o vereador Evaristo Filho, que também é do PMDB, mas por conta dos desmandos rachou com o Prefeito, indo para a oposição.

Segundo ele, o Prefeito Edmilson Fernandes se negou a assinar “o convênio do açude da Boágua, no valor de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais)”.

A denúncia é grave e precisa ser apurada, por que se trata não apenas de omissão por parte do poder público, mas representa um enorme prejuízo aos moradores da comunidade do Sítio Boágua e imediações.

Com o apoio do Portal da Transparência, do Governo Federal, o blog S.O.S. Antonio Martins fez um levantamento das obras públicas e as melhorias deixadas pelo seu antecessor, que já deveriam ter sido executadas, mas que estão com o cronograma comprometido ou prestes a serem canceladas, indo no mesmo caminho do açude do Sítio Boágua, o que é lastimável. Fonte: Blog S.O.S Antonio Martins

Prefeitura de Lucrécia fará parte do Consórcio Regional

O Prefeito de Lucrécia, Walter Araujo, participara nesta quarta feira de uma solenidade na Governadoria, em Natal, para assinatura de atos para a construção de um aterro sanitário regional. Este projeto, idealizado ainda na gestão estadual anterior, visa a formação de um consórcio intermunicipal para a destinação dos resíduos sólidos dos municípios para um aterro sanitário de proporções regionais, que será construído no município de Pau dos Ferros.

"Assinamos e ratificamos o interesse em participar deste Consórcio, por entender, que e de fundamental importância para a Saúde publica, a destinação correta de nosso lixo. Em Lucrécia já fazemos um esforço há bastante tempo neste sentido, mas apesar disso ainda temos muito a melhorar e o aterro vira numa boa hora para completar o esforço por nos já realizados. Temos uma Uzina de separação, um aterro controlado, implantamos a coleta seletiva, e realizamos tudo isso não somente na sede mas em toda a zona rural também. Apesar de todo este esforço, reconheço que precisamos melhorar ainda mais mas, sempre no sentido de não esmorecermos na luta por um município mais limpo. Com este objetivo foi que conseguimos no final do ano passado o empenho de duas emendas para a aquisição de dois veículos destinados a limpeza publica. Estamos aguardando a FUNASA nos convocar para a assinatura dos convênios" anuncia Waltinho Araujo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Piso nacional do magistério é fixado em R$ 1.451 em 2012

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Fonte: Agencia Brasil

3º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES DO OESTE POTIGUAR


As inscrições para participação do 3º encontro de Blogueiros e Administradores de Sites do Oeste Potiguar, estão abertas à partir de hoje até o dia 08 de março de 2012.

Basta enviar nome do blog e logomarca para a confecção os certificados.

Avisos importantes:

Visando a confecção dos certificados inteiramente impresso, sem a necessidade de posteriormente preencher o mesmo, só receberá o documento que comprove a participação, aqueles que confirmarem presença ao evento, até o prazo acima estipulado.

Como também, em virtude das refeições serem despesas próprias, da coordenação, só terá direito a tais refeições, os inscritos antecipadamente, até o dia 08 de março do ano em curso.

*RN POLITICAEMDIA2012