sábado, 18 de junho de 2011

Chuva de bala para o mundo, via TCM

Todo Rio Grande do Norte poderá ver o maior espetáculo teatral do Estado através da TV e Internet.
Neste domingo (19), a partir das 21h, a TV Cabo Mossoró (TCM) e o www.portaltcm.com.br transmitem ao vivo “O Chuva de Bala no País de Mossoró”.
O espetáculo é encenado ao ar livre e conta a história da resistência dos mossoroenses ao bando de Lampião, fato ocorrido no dia 13 de junho de 1927.
A encenação acontece em cenário real, a Capela de São Vicente, mesmo local da batalha travada entre resistentes e cangaceiros.
Com direção de João Marcelino, o “Chuva de Bala no País de Mossoró” virou cartão postal da cultura local e do Mossoró Cidade Junina.
A 10ª edição tem 60 atores em palco e um elenco de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), além de participação especial de atiradores do Tiro de Guerra 07-010.Blog Carlos santos

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Melhor prefeito do Nordeste segundo a UBD


Prefeito de Lucrécia, Antônio Walter de Araujo, foi Classificado agora em Junho  na Pesquisa Nacional da UBD, O Melhor Prefeito do Nordeste.

Falta dinheiro apenas para negociar com as categorias em greve e continuam as nomeações no DOE.

Deu no Blog Grande Ponto
Esqueça tudo que você ouviu falar sobre nepotismo e aprendeu sobre legalidade. Afinal, você está no Rio Grande do Norte.
Em meio às dezenas de nomeações publicadas na versão eletrônica do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (16), eis que, “escondidinha”, está a da jovem Janine Faria, filha do vice-governador Robinson Faria (PMN) e irmã do deputado federal Fábio Faria (PMN).
O DOE traz sua exoneração do gargo de chefe de gabinete parlamentar e nomeação como secretária de gabinete. O ato de nomeação tem data de 1° de junho, mas só foi publicado agora.
Pelo visto o governo só não tem dinheiro para pagar as reivindicações das categorias em greve, mais as nomeações não para no DOE.

Manifestantes do #ForaMicarla desocupam hoje a Câmara Municipal

Os manifestantes do Coletivo "Fora Micarla" e os vereadores de Natal chegaram a um consenso e vão assinar um acordo às 11h, na Câmara Municipal. Depois de dez dias de ocupção, os estudantes vão desocupar a sede do legislativo logo após assinatura do documento.

Pelo acordo, a audiência pública sobre os contratos do município vai ocorrer ainda nesta sexta-feira, às 14.Neste momento os estudantes já começam a desarmar as barracas, depois de dez dias acampados na Casa Legislativa. 

Foram dias de tensão, com a possibilidade da intervenção da Polícia Militar, decisões judiciais na esfera nacional e sempre a expectativa de um acordo que nunca se confirmada.


Neste episódio a OAB teve papel fundamental, na intermediação das conversas entre manifestantes e vereadores. Fonte: No Minuto

Prefeitos e ex-prefeitos de diversos municípios do país reúnem-se, no sábado (18) e no domingo (19), em Messias Targino

Em seu terceiro encontro eles definirão estratégias na área e vão conhecer exemplos de sucesso desenvolvidos pela prefeitura de Messias Targino.

Prefeitos e ex-prefeitos de diversos municípios do país reúnem-se, no sábado (17) e no domingo (18), em Messias Targino, município de 5 mil habitantes do interior do Rio Grande do Norte. Eles vão participar do 3º Encontro da Rede de Prefeitos Empreendedores que tem por objetivo definir estratégias de incentivo ao apoio municipal aos pequenos negócios. Também conhecerão as iniciativas na área desenvolvidas pela prefeitura local que renderam à prefeita Shirley Ferreira Targino o Prêmio Prefeito Empreendedor.
O prêmio é oferecido pelo SEBRAE para os prefeitos que se destacam na promoção do desenvolvimento local com base no apoio e incentivo aos micro e pequenos negócios. Única mulher a vencer a VI edição, Shirley ganhou no destaque "Formalização de Empreendimentos". As ações envolvem a regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), incentivo à formalização, capacitação de produtores rurais, apoio à produção, além de um programa de alfabetização, reordenação fundiária e inserção das mulheres no processo produtivo.
A Rede de Prefeitos Empreendedores é integrada por vencedores e finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor. O objetivo é incentivar a regulamentação da lei da pequena empresa e disseminar boas práticas na área. A entidade tem o apoio do SEBRAE. "Esse trabalho quer ampliar a regulamentação e prática da Lei Geral e continuar incentivando permanentemente o apoio aos pequenos negócios, contribuindo com o desenvolvimento dos municípios", explica a analista de Políticas Públicas do SEBRAE, Denise Donati.
Casos de sucesso o SEBRAE tem parceria com entidades municipalistas para ampliar a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, como a Frente Nacional de Prefeitos. Para o coordenador do projeto por parte da FNP, Antonio Carlos Granado, as ações da frente de prefeitos são um reforço nesse sentido, especialmente ao disseminar casos de sucesso captados pelo Prêmio Prefeito Empreendedor.
"Essa rede busca disseminar o conhecimento das boas práticas, entendendo que isso faz avançar não só os negócios das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais, com a sedimentação de direitos sociais e econômicos, mas também o desenvolvimento econômico local.", reforça Granado. O projeto é realizado em parceria pelo Sebrae com a Frente Nacional. O primeiro encontro nacional da Rede de Prefeitos Empreendedores ocorreu em Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, em agosto de 2010.
Em dezembro do mesmo ano houve o segundo encontro, em Betim (MG), quando foram definidas estratégias para 2011. A programação em Messias Targino inclui visita a iniciativas desenvolvidas pela prefeitura e apresentação de projetos de incentivo ao empreendedorismo, além da definição das próximas metas da frente.A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está em vigor desde dezembro de 2006. Fonte: Agência SEBRAE 

Adesivos "família feliz" podem trazer insegurança, dizem especialistas

Uma nova moda vai surgindo entre os natalenses, em especial os da classe média: os adesivos "família feliz". Quem anda por Natal com um olhar um pouco mais atento vê facilmente a novidade nos para-choques ou nas tampas dos porta-malas. Alguns apenas com três 'bonecos' - pai, mãe e filho -, já outros trazem cachorro, gato, papagaio, entre outros "agregados". Apesar de indicarem a ideia de felicidade, os adesivos podem, segundo especialistas em 
segurança, acabar trazendo problemas.


Autoridades de segurança pública de todo o país externam a preocupação que a exposição dos adesivos traz. Em especial em casos de sequestros e das ligações que simulam esse crime. Para o delegado Luiz Lucena, eles se constituem em uma forma errônea de mostrar afeto à família. "Expor dessa forma leva a quê? Há inúmeros jeitos diferentes de mostrar o amor e este não é o mais adequado, com certeza", afirmou o delegado.Para ele, a popularização deste tipo de adesivo nos carros da cidade é mais um fator complicador no trabalho da polícia. "Em casos de sequestros, um bandido experiente vai utilizar aquilo a seu favor. Os adesivos denunciam toda a família, como, por exemplo, quem estaria faltando no carro neste momento", explica Luiz Lucena. 

Segundo o delegado, mesmo não se registrando muitos casos de sequestro no Rio Grande do Norte, não se deve deixar de se preocupar e, segundo ele recomenda, não usar os adesivos.Os adesivos surgiram em meados de 2010 em vários estados do Sul e Sudeste do país, só chegando em Natal no início deste ano. Podem ser encontrados em inúmeros locais espalhados pela cidade, por preços módicos, como R$ 1 por figura.Fonte: Diário de Natal

CRM irá investigar morte de mulher durante lipoaspiração em Natal


O Conselho Regional de Medicina do Rio(CRM-RN) irá investigar o caso da morte da cabeleireira Maria das Graças Gomes Bezerra dos Santos 62 anos, que morreu na noite da última quarta-feira enquanto fazia uma cirurgia de lipoaspiração com o médico José Manoel Pereira de Freitas, no Natal hospital Center.
 
A cabeleireira teria morrido por volta das 20h30 quando estava sendo submetida à lipoaspiração. Este foi o segundo caso de morte em pouco mais de um mês ocorrido com uma paciente de José Freitas.
 
A outra fatalidade ocorreu com a também cabeleireira Neusilene Odete da Silva, 39, que morreu após a fazer a cirurgia com o mesmo médico no dia 12 de maio. O Natal hospital Center deverá se pronunciar sobre o caso às 15h desta sexta-feira.Fonte: DN Online

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O programa do PSB vai ao ar na próxima segunda

O programa do PSB vai ao ar na próxima segunda com o primeiro time, incluindo os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza.
A novidade é que o marqueteiro Alexandre Macedo não assina a peça. Foi substituído pelo publicitário Fernando Amaral.Fonte: Território Livre

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Começaram as inscrições para o SISU

Entrou no ar, às 6h desta quarta-feira (15), a quarta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.
Os candidatos interessados em participar do Sisu devem acessar o site do programa até domingo (19) e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O sistema funciona das 6h às 23h59 de cada dia, quando é fechado para calcular as notas de corte.


Faça sua inscrição no site do SISU http://sisu.mec.gov.br

Campanha do Desarmamento será lançada hoje no RN



Nesta quarta-feira(15) será lançada a Campanha de Entrega Voluntária de Armas no Rio Grande do Norte.
A Campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País. Fonte: blog Robson Pires

terça-feira, 14 de junho de 2011

Prefeito Walter Araújo inaugura Biblioteca Municipal Maria Celeste de Freitas


 Prefeito walter Araújo, Primeira Dama Rizonete Araújo e os veredores Nezinho, Duba e Joilma


 Secretária de Educação Canindezinha Dantas e o prefeito Walter Araújo
 Maria José Araújo, Rizonete Araújo, Canindezinha e Lyvia Suassuna
Lyvia Suassuna (irmã da homenageada)
A Biblioteca Municipal Maria Celeste de Freitas, ganhou novas instalações, novo acervo bibliográfico, com espaço dinâmico e confortável.

O fim da reeleição para prefeito, governador e presidente será votada amanhã

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 39/2011 que trata do fim da reeleição no Poder Executivo e do aumento do mandato para cinco anos será votado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado amanhã, quarta-feira, dia 15.

O perigo das Festas Juninas

O mês de junho sempre vem acompanhado por uma preocupação dos profissionais de saúde: o aumento de acidentes por queimaduras causadas por fogos de artifícios e fogueiras nas festas juninas.

Embora não haja uma estatística oficial que comprove o crescimento do número de pessoas feridas dessa maneira, o Setor de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel constata, na prática, uma maior incidência do problema nesse período. As crianças, segundo explica a enfermeira chefe do CTQ, Camila Alves, são as principais vítimas do problema. Ela alerta os pais para os cuidados com o manuseio dos fogos de artíficio e diz que a prevenção deve ser prioridade.

"É muito comum, nesse período, acidentes graves com crianças que tropeçaram e caíram em fogueiras, como também com aquelas que tentam manusear o produto que falhou e a explosão ocorre nas suas mãos", explica Camila Alves, orientando para, nesses casos, jogar água na "bombinha" para desativá-la.

Para as bombinhas de pouco poder de explosão, o uso é considerado menos perigoso, desde que um adulto acompanhe as crianças, "porque nunca se sabe a trajetória que os fogos podem seguir". A enfermeira explica os tipos de ferimentos que os fogos podem causar: desde os mais simples até queimaduras de terceiro grau, lacerações, mutilações e até levar à morte. Fonte: Diário Online

Amigos de Lucrécia

A Prefeitura de Lucrécia quer saber como andam os nossos amigos de Lucrécia com relação ao uso das Redes Sociais. Como a nossa administração é pioneira em iniciativas na área de novas tecnologias e mídias socias, é de grande importância que você preencha o formulário a seguir com as informações que se pede para que possamos levantar como está o uso de Redes Sociais pela nossa população para que possamos melhorar cada vez mais este canal de comunicação e planejar ações de incentivo  e integração com as pessoas de Lucrécia. Pedimos também que divulguem por Email, Msn, Twitter, Orkut e Facebook o link deste formulário para o maior número de amigos possível para que a totalidade do público alvo seja cadastrada.

Acesse o link e preencha o formulário http://bit.ly/cadastrolucrecia

Nova Araújo Secretária de Juventude, Esporte e Lazer


Começa já a coletiva com a prefeita Micarla de Souza

Coletiva de imprensa da prefeita Micarla de Sousa deve começar em instantes
Em seguida, MIcarla de Sousa vai responder a perguntas de cinco jornalistas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Agora é a vez do impeachment da governadora Rosa


O manifesto que começou contra a gestão da prefeita Micarla de Sousa, se mostrou insatisfeito com vereadores de Natal, agora tendem a focar a metralhadora giratória para a gestão da governadora Rosalba Ciarlini.


E um grupo já programa, para o dia 21, segundo Allan Darlyson, no blog Visão Política, do Diário de Natal,um acampamento, como o do pátio da Câmara, na Governadoria. 

Os "Fora" tudo vão pedir o impeachment da governadora, num movimento para pressionar o governo a cumprir os planos de cargos assinados pela ex-governadora Wilma de Faria, e impedidos de serem cumpridos por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. 


Será que vai virar moda? Fonte: Blog Thaisa Galvão

A prefeita Micarla convoca entrevista coletiva

Em meio aos protestos contra a administração municipal, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, convocou uma entrevista coletiva para as 8h, da terça-feira (14). A prefeita vai falar sobre o atual momento da gestão e comentar os movimentos contra a gestão.


Acampados desde a terça-feira da semana passada na Câmara Municipal do Natal, os manifestantes querem a instalação de uma CEI para investigar os contratos da Prefeitura do Natal. Até o momento, a única declaração pública da prefeita foi dada através do Twitter, onde ela afirmou que está aberta ao diálogo.

Hoje pela manhã a prefeita usou o twitter para falar das manifestações de protesto, onde diz que está sempre aberta ao diálogo, desde que haja respeito. Fonte: Tribuna do Norte

Prefeito Waltinho anuncia a liberação para continuação de obras em Lucrécia


O Prefeito Walter Araujo, anunciou esta semana a retomada de algumas obras que estavam paralisadas. Segundo ele, estas obras estavam paralisadas em função da falta de repasse dos recursos pelos Ministérios do Governo Federal. Por esta razão, o Prefeito esteve em Brasília no ultimo mês de maio, fazendo gestões junto aos Ministérios, e como conseqüência, houveram as liberações. 

Atualmente o município de Lucrécia conta com as seguintes obras de Convênios, em andamento: Construção da Unidade Básica de Saúde, Construção da Escola Infantil, Construção da pavimentação de Várzea Grande. Estão previstas para serem iniciadas ainda este ano a Construção da Urbanização das avenidas Lauro Maia e Egidio Dias, a construção de 30 casas, a reforma do mercado publico, entre outros pequenos serviços. 

"Além das obras que serão retomadas no início da próxima semana, estamos aguardando o ofício da Caixa para apresentarmos a documentação para a construção do nosso terminal turístico. Esta obra irá gerar além de lazer para as famílias, renda para os pequenos comerciantes locais", finaliza Waltinho. 

Mais informações sobre os trabalhos realizados no município de Lucrécia acessem o site da prefeitura. http://www.lucrecia.rn.gov.br

Arraiá da Escola Municipal Manoel Tomaz de Aquino


A Diretora Joilma e toda equipe da escola convida todos para participarem do Arraiá da Escola Manoel Tomaz de Aquino, no Sítio Várzea Grande.

Muita quadrilha, barracas com comidas típicas e muito forró pé-de-serra com a Banda Garagem F5.

Será no dia 18, em frente a Igreja Nossa Senhora do Carmo em Várzea Grande.

Vagner Araújo diz que Governo Rosalba está perdido, sem rumo


Confira a entrevista de Vagener Araújo ao Blog Carlos Santos

Ex-secretário de Trabalho e Ação Social do Estado do Rio Grande do Norte, em 1994 (Governo José Agripino/Vivaldo Costa), cargo que voltou a ocupar em 2001 (Governo Garibaldi Alves); ex-secretário do Planejamento do Governo Wilma de Faria (PSB), o ex-prefeito de Lucrécia e ex-candidato a vice-governador, VAGNER ARAÚJO, é nosso entrevistado especial desta semana. Atual secretário de Gestão de Pessoas do Governo Micarla de Sousa (PV), ele quebra o silêncio em primeira mão para o Blog do Carlos Santos, avaliando a propalada crise financeira no Estado e outros temas correlatos.

Blog do Carlos Santos – O atual secretário da Administração e Recursos Humanos do Estado, Governo Rosalba Ciarlini (DEM), Anselmo Carvalho, afirma à imprensa de Mossoró (Jornal O Mossoroense), que os gestores passados, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, tiveram uma postura de “irresponsabilidade”. Não teria ocorrido estudo de impacto na folha de pessoal, à concessão de aumentos salariais? Verdade ou sofisma?

Vagner Araújo - Discurso político, como tantos outros que já cansam a população em todo o Estado. Ponha-se numa lupa e veja que as leis aprovadas têm lá um artigo onde diz que a implantação dos planos estão condicionados à regularidade dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Tivemos o cuidado de fazer este condicionamento que, aliás tem sido bem usado pelo atual governo, embora haja controvérsias com estes limites, já que as diversas interpretações da LRF sobre o que deve ou não ser computado nele dá ao governo a flexibilidade de jogá-lo para cima ou para baixo, segundo sua conveniência do momento – que é o de não atender às categorias. A rigor, a discussão deste limite deve considerar sua fórmula e forma de cálculo. Para que se tenha clareza sobre o que está sendo considerado ou não para seu cômputo final.

BCS – A governadora Rosalba Ciarlini e seus mais importantes auxiliares insistem na tese de que encontraram um ambiente de “terra arrasada” no Estado. Bate com a herança deixada pela era “Wilma de Faria (PSB)-Iberê Ferreira (PSB)?

Vagner Araújo – Já está provado que não. Olhe os saldos e superávits financeiros nos primeiros balanços bimestrais ou quadrimestrais de 2011. O estado é obrigado a divulgar na internet e no Diário Oficial. Vê quanto de recursos estão sobrando para o atual governo. Coisa de R$ 600 milhões. Alem do mais, quando foram listar as tais dívidas deixadas para atender requerimento da Assembleia, incluíram coisas absurdas que jamais poderiam ser consideradas como tal, já que são obrigações correntes de todo governo, como as contra-partidas de obras que ainda estão em andamento, estão dentro de seu cronograma contratual e, portanto, não são dívidas atrasadas. São obrigações futuras, normais de qualquer governo. Aliás, algo positivo. Mostra que ficaram – igualmente – receitas, dinheiro entrando no estado para estas obras. Acho que o PSB falhou na comunicação porque deixou que teses como estas prosperassem sem respostas à altura.

BCS – O final da era Wilma-Iberê foi marcado por prenúncio de grave crise: rapou-se o “fundo do tacho” para pagar folha, até com o inusitado empréstimo de recursos do fundo judiciário, para complementação de pagamento de pessoal. A que se deve esse quadro?

Vagner Araújo – Os estados, assim como as prefeituras, sofreram nos anos de 2009 e 2010, fortes efeitos da crise econômica iniciada em 2008. Muito dinheiro previsto no orçamento deixou de vir do governo federal a título de transferências correntes, causando dificuldades para o cumprimento da programação financeira. Algo que se reverteu nos primeiros meses deste ano, com grande elevação das receitas, o que já era esperado. Apesar disto, o governo foi passado com a folha de pagamento em dia, já com o mês de dezembro e o décimo pago dentro do mês, com todos os programas funcionando, com um grande conjunto de obras em andamento e com saldos financeiros elevados em contas e contratos destinadas a projetos e obras como adutoras, saneamento, estradas e outras. Francamente, não se pode considerar isto terra arrasada. O discurso político neste sentido é estratégia batida de quem não se esmerou em apresentar um plano para a gestão estadual, sequer se prestou a realizar uma transição administrativa à altura da dimensão de um estado – que é bem diferente de uma prefeitura.

BCS – A Assembleia Legislativa, então presidida pelo atual vice-governador Robinson Faria (PMN), que era aliado da governadora Wilma de Faria, à época, deu pleno aval à aprovação dos vários projetos que provocaram reajuste salarial de várias categorias. O atual Governo do Estado, entretanto, omite essa abordagem em seu discurso. Que papel teve a AL na discussão e endosso a essas matérias?

Vagner Araújo -  Não só deu aval como  trabalhou para aumentar o dispêndio do Estado com os planos, aprovando emendas e até derrubando vetos da então governadora a medidas que elevavam os encargos financeiros para o governo, desde a votação do orçamento para 2010. Ou seja, tiro no pé de quem talvez não imaginava que viria assumir o governo num momento seguinte.
Planos salariais são leis aprovadas na Assembléia. No caso, a oposição – hoje situação – era maioria na época da aprovação e detinha a presidência da Casa, o hoje vice-governador Robinson Faria. Via de regra, os projetos de lei encaminhados pelo Executivo eram emendados pelos deputados da atual base do governo, aumentando a despesa, criando mais encargos financeiros para o Estado. Então… de que irresponsáveis estamos falando?
Veja bem, não falo em nome do PSB nem de Wilma nem de Iberê, dado que estou afastado do partido para exercer o cargo de secretário de Natal. Mas estou esclarecendo questões relevantes com base no conhecimento que tenho e de ter participado do governo anterior.

BCS – Em sua avaliação técnico-política, conhecendo tão bem a realidade financeira e da relação de forças político-partidária, no RN, estamos diante de uma crise de números ou de gestão?

Vagner Araújo – Apesar das divergências políticas de quem disputou em chapa majoritária com o atual governo, sou um norteriograndense que ama e acredita neste Estado, trabalha e torce para que as coisas dêem certo, seja em que governo for. Comecei a me preocupar – e na época, a denunciar – que a chapa que restou vencedora, ainda na campanha, não apresentava qualquer plano, não dava qualquer sinal de que tinha um projeto para o Rio Grande do Norte. Não demonstrava, sequer, conhecer a realidade administrativa do estado. Nada. Fizeram a campanha só na base do ‘oba-oba’, na onda eleitoreira que se formou e que arrastou a maior parte do eleitorado, como infelizmente ocorre na nossa cultura política ainda em formação. Conhecido o resultado, preocupei-me ainda mais porque não vi nenhum esforço de se realizar uma transição administrativa, de se conhecer de perto, focar nos assuntos do estado, nas suas diversas áreas.
Participei da transição de Wilma, em 2002. Eram no mínimo 3 pessoas trabalhando em cada área de governo, por cada secretaria. Uma equipe grande, multidisciplinar, que passou 60 dias trabalhando dia e noite, fins de semana… com técnicos experientes, ouvindo a equipe que saia, estudando como funcionava cada programa, cada ação, cada área de governo, já tomando decisões, reunindo prefeitos para conversar sobre assuntos como dengue, previsão de seca, indo a Brasília ver andamento das parcerias lá, enfim… em uma grande ação preparativa para assumir o governo. Por isto, apesar do quadro de dificuldades, dos desarranjos deixados pelo então governador Fernando Freire, o novo governo já entrou trabalhando, sabendo para onde ia, lançando programas, iniciando obras, dando uma cara nova ao estado. Uma obra como a ponte Forte-Redinha, por exemplo, nao teria sido realizada se nao tivesse tido este plenajamento, este trabalho, mesmo antes de assumir.
O atual governo colocou 6 pessoas para a transição, e já faltando poucos dias para assumir. E todos da área meio. Quem fez a transição na saúde? Quem fez na educação? Quem fez na área de desenvolvimento econômico, na segurança? Nem nomes para estas áreas se tinha. Muitos foram escolhidos de última hora, depois de idas e vindas, de convites recusados, de brigas internas por espaço. Órgão importante entregues a pessoas de perfil duvidoso. Auxiliares do governo anterior sendo chamados de volta, reaproveitados, por falta de opção.  O resultado não poderia ser outro. Mas… continuo torcendo que se encontre o rumo. O estado precisa e merece voltar a crescer, sair do noticiário negativo em que se encontra nos últimos meses no cenário nacional, até porque isto arrasa com uma dos nossos principais meios de vida – o turismo. Turista nenhum escolhe como destino um lugar onde há greve generalizada, onde a segurança pública está simbolizada pela imagem de um preso acorrentado a uma bicicleta no quintal de uma delegacia.

BCS – O senhor ocupa a titularidade de uma pasta, no Governo Micarla de Sousa. Ela vive um desgaste avassalador. Há futuro para a gestão Micarla?

Vagner Araújo – Primeiro, veja os jornais de Fortaleza, João Pessoa, Recife e Salvador… Você não vai encontrar diferença no quadro de desgaste que ocorre em Natal e nas prefeituras destas outras capitais. Logo, temos um problema generalizado, o que indica que há motivos exógenos, ou seja, fatores externos, que fogem ao controle ou à vontade destes governantes que estão a causar transtornos financeiros, de caixa, de capacidade de realizar obras e de manter serviços públicos a contento. Consequentemente, vem o desgaste político para os gestores, infelizmente. Como a vida é um fato local e em meio ao advento positivo e democrático, ainda que desordenado, das novas mídias e das redes sociais, a maioria das pessoas são facilmente levadas a atribuir à prefeita, a exclusividade da culpa pelo problema.
Mas aí onde cabe uma importante reflexão: para alem do futuro da gestão Micarla, devemos entender que o que está em jogo é o futuro de Natal. Desta cidade linda, altaneira, que se prepara para seu apogeu turístico, econômico e social: sediar a Copa do Mundo de Futebol.
Todo e qualquer transtorno na cidade, principalmente aqueles provocados ou intensificados como oportunismo, não está a atingir apenas a gestão da prefeita. Mas, de forma muito mais grave, a cidade e o seu futuro. Principalmente em momento delicado como o que estamos vivendo.
Eu dou o testemunho de que a prefeita tem feito grande esforço em contornar os problemas. Fez até redesenho político-administrativo do seu governo para enfrentar a crise, abrindo mão de certos apoios políticos para dar foco na gestão. A minha presença em sua administração é, inclusive, grande prova disto. Ela superou entraves partidários e até o costume político vigente para me convidar. Eu fiz o mesmo ao aceitar. Porque acho que na hora da dificuldade, quando o interesse de toda uma cidade está em jogo, devemos procurar ajudar. E não dificultar ainda mais as coisas.
Tenho fortes motivos para concluir que a gestão Micarla encontrou seu rumo, apesar disto ainda não ter sido percebido pela maioria. Agora, falta atingir o ritmo ideal a que as suas metas, que incluem projetos urbanísticos que vão mudar Natal com investimentos jamais vistos em nossa história e que chegam a R$ 1 bilhão possam se concretizar. Esta é uma tarefa de todos. Por Natal.

BCS – E qual o futuro de Vagner Araújo, após ensaiar disputa a deputado estadual, quase ser candidato a deputado federal e terminar como candidato a vice-governador de Iberê, sem êxito eleitoral?

Vagner Araújo -   Primeiro, quero dizer que sinto-me realizado em ter sido candidato a vice-governador, independente do resultado final. Configurar como uma opção para governar um estado, participar de uma chapa que recebeu mais de meio milhão de votos… não é pouca coisa para quem veio de onde eu vim, tendo acabado de completar os 40 anos de idade.
Quanto ao futuro tenho sempre dois caminhos a seguir. O técnico, profissional, exercer missões técnicas de que gosto muito e com que me realizo – o que estou fazendo agora. E o político que, no caso, nao depende só de mim. Depende, fundamentalmente, da evolução do nosso quadro político-cultural. Nao me considero um político convencional, destes que segue um roteiro populista-midiático. Ainda que isto seja considerada condição para se eleger a qualquer cargo eletivo mais importante. Discordo desta prática e não me vejo reforçando-a.
Meu sonho era chegar o dia em que as campanhas se voltassem para discutir e eleger projetos, idéias, ações, resultados efetivos. O candidato com mais chances fosse aquele que demonstrasse a capacidade de trabalhar gestão. De enfrentar e prover soluções para a despoluição do Rio Mossoró, de encontrar solução para o aeroporto da cidade, de avançar na educação, na saúde, na geração de empregos, por exemplo.
A eleição da Presidenta Dilma abriu-me esperanças neste sentido. Ela não tem viés populista. É uma gestora. Se o governo dela der certo – como espero que dê – poderá haver grande mudança na forma de votar do brasileiro, em favor de perfis mais técnicos, mais comprometidos com gestão e menos politiqueiros ou demagógicos. Aí as coisas podem ficar mais fáceis e certamente haverá mais espaço na política para pessoas como eu.

Boa avaliação de Dilma é legado de Lula, diz oposição

Enquanto a oposição aposta numa piora na avaliação do governo, a equipe da presidente Dilma Rousseff acredita que ela vá melhorar nos próximos meses, com base nos resultados da pesquisa Datafolha publicada no domingo pela Folha.

"A população mostrou que a economia preocupa. Mas a inflação já começou a cair e a tendência é melhorar a percepção das pessoas sobre o governo", disse a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Ideli avalia ainda que a imagem da presidente, que teve uma piora em vários quesitos segundo a pesquisa, vai se recuperar porque a "população irá reagir ao modo que ela solucionou a crise, mudando o desenho do Palácio do Planalto".

Para os presidentes do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e do DEM, senador José Agripino Maia (RN), a avaliação positiva é resultado da herança de Lula.
Segundo eles, o quadro tende a mudar conforme a administração da presidente se descolar de seu antecessor.

"O governo ainda está no período de instalação", disse Guerra. "Ela só vai começar a ser avaliada mesmo daqui para a frente."

Agripino afirma que o governo está "gastando a gordura dos êxitos do passado" na economia, e que, conforme a alta da inflação se consolidar no cotidiano da população, a avaliação da gestão vai cair.

O senador atribui a queda em quase todos os aspectos pessoais à maneira como Dilma lidou com o caso Palocci, e afirma que a baixa desses indicadores deve ajudar na queda da aprovação do governo.

O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, concorda. "Há evidências de começo de desgaste."

Segundo ele, a crise política causada pelo episódio Palocci ainda não acabou. "É cedo para saber como isso se refletirá, é preciso dar um tempo para saber como a população vai assimilar o episódio."Fonte: Folha Online

Movimento dos Sem Terra chega à Câmara para ocupar o prédio

Cerca de trinta integrantes do Movimento Sem Terra (MST) acabam de chegar à Câmara Municipal do Natal para ocupar o prédio. A entrada dos manifestantes foi impedida pela guarda legislativa, com a justificativa de que o prédio não comporta o número de pessoas.

Neste momento, os estudantes negociam com os guardas a situação do manifesto. Fonte: Tribuna do Norte

domingo, 12 de junho de 2011

Desembargador autoriza força policial para desocupar a Câmara

O desembargador Dilermando Mota concedeu o mandado de segurança impetrado pela Procuradoria do Município e determinou a desocupação da Câmara Municipal de Natal (CMN) até às 12h desta segunda-feira (13).

O desembargador Dilermando Mota autorizou o uso da força policial, caso os manifestantes resistam à desocupação. O oficial de justiça deverá notificar os acampados ainda neste domingo.Fonte: No Minuto.com

O Plano Nacional de Educação será debatido amanhã


O Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PL 8035/10), em discussão na Câmara dos Deputados, será debatido amanhã, na Assembleia Legislativa (AL). Entre os presentes estará o relator do projeto, deputado Ângelo Vanhoni (PT) e representantes de várias entidades nacionais que defendem mudanças na proposta apresentada pelo governo.
A audiência foi requerida na Comissão Especial que está analisando o PNE pelos deputados federais Fátima Bezerra (PT), atual presidenta da Comissão de Educação e Cultura, e pelo deputado Rogério Marinho (PSDB). O evento está sendo promovido pelo Fórum Estadual de Educação do RN.Fonte: Blog Robson Pires

Governadora diz que não tem mais o que fazer com relação a greve da educação

Sobre a greve da educação, a chefe do executivo estadual disse que não tem mais o que fazer. A governadora Rosalba deixou claro que não vai mudar proposta apresentada, segundo ela, porque não tem condições. 


A greve da educação no RN chega aos seus 40 dias


Fonte: Blog Marcos dantas

#ForaMicarla: Manifestantes já estão intimados

Os manifestantes do movimento #ForaMicarla acabaram receber a intimação da decisão do desembargador Dilermando Mota, que determinou a desocupação do prédio da Câmara Municipal de Natal (CMN). Neste momento, o grupo já se organiza para realizar uma plenária com fim de decidir as próximas movimentações. Dilermando Mota proferiu a decisão no início da tarde deste domingo (12). Ontem, ele chamou representantes do #ForaMicarla, da CMN e também dos Direitos Humanos para tentar um acordo acerca do impasse. Com a negativa, afirmou que o desfecho somente se daria hoje, o que se confirmou.


Os manifestantes do movimento #ForaMicarla alegam que a "quebra de palavra" da CMN é algo recorrente. "Durante o encontro que tivemos com o desembargador o procurador da Câmara chegou a dizer que não havia audiência marcada na Casa para discutir a CEI dos alugueis, quando essa foi uma promessa do presidente Edivan Martins, aliás, filmada em tempo real e divulgada pelos jornais", destacou o estudante Adler Barros, representante do grupo junto ao desembargador.

A intervenção do procurador afirmando que não haveria audiência se deu após colocação do movimento dando conta de que promessa de Edivan - no sentido de somente após audiência decidiria sobre a CEI - ter sido quebrada.  Ele extinguiu a comissão semana passada.Fonte: Tribuna do Norte