sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estagiários do Ministério Público tomam posse

O Ministério Público do Rio Grande do Norte já conta com mias 40 novos estagiários. Eles tomaram posse na tarde do dia 29, em solenidade na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Eles vão dar suporte às unidades do Ministério Público nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Contábeis, Ecologia, Engenharia Civil, Estatística, Geografia, Informática, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Tec. Lazer e Qual. Vida, Agronomia, Engenharia Ambiental e Direito.

A acadêmica do Curso de Administração Gabriela Maria Lopes Rodrigues, da Cidade de Rafael Fernandes­­-RN obteve o 1º lugar na classificação geral e foi prontamente convocada para o setor de gestão estratégica do Ministério Público, na própria Procuradoria de Justiça.

Rosalba desiste da Secretaria da Copa

O Decreto Nº 22.197, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini e publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (1º), determinou o remanejamento de todos os recursos orçamentárias da Secretaria de Turismo (Setur) relativas à Copa do Mundo de 2014 para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e inclui nas atribuições do departamento “todas as ações relacionadas à realização da Copa do Mundo de 2014”.

De acordo com o texto, a medida foi tomada levando-se em conta que a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa 2014 (Secopa) não tem orçamento próprio, nem pessoal necessário para conduzir os assuntos pertinentes ao mundial, porém é comandada pelo mesmo presidente do DER, Demétrio Torres.

A publicação justifica ainda o remanejamento por conta da “atual impossibilidade legal” de criação de uma Secretaria de Estado, com pessoal próprio, dedicada aos assuntos da Copa do Mundo. (Tribuna do Norte)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Baladas Teens são fiscalizadas em Natal

Os agentes de Proteção à infância e adolescência, da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, estão intensificando as fiscalizações a casas de show, que, nos últimos meses, tem realizado festas exclusivas para adolescentes.

No último fim de semana, uma chamada 'balada teen', como tem sido definido esse tipo de festa, onde fica proibido a entrada de adultos, foi cancelada antes de começar, pelo fato de estar sem o alvará, que é dado pela Vara.

A coordenação dos agentes também ressaltou que, nessa festa, a qual aconteceria em um estabelecimento localizado no bairro de Ponta Negra, também foram encontradas bebidas. Segundo os proprietários da casa, elas seriam liberadas em outra festa.

Os agentes solicitaram a retirada das bebidas, mas os organizadores não atenderam e, junto à falta do Alvará, a festa foi impedida de acontecer.

Segundo a coordenação, há uma espécie de 'boom' desse tipo de festa e todos só podem acontecer a partir do alvará, que disciplina itens como horário, acesso, entre outros pontos.

PSD será fortalecido no RN

O vice governador Robinson Faria já tem tudo acertado para deixar o PMN e embarcar no PSD, liderado nacionalmente pelo Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Além do Vice Governador e do deputado federal Fábio Faria, o PSD poderá contar com até 7 deputados estaduais e levará ainda mais de 10 prefeitos e lideranças que embarcaram no projeto do PP e que agora retornam para um só partido.

Raimundo Fernandes, Gesane Marinho, Ricardo Motta, Gustavo Carvalho, José Dias, Vivaldo Costa e Nelter Queiroz (ainda em dúvida), podem seguir para o PSD, criando a maior bancada da Assembleia.

Hoje as contas serão fechadas para que ocorra o anúncio formal do novo partido.

Prefeitura prorroga validade das carteiras de estudantes

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, decretou a prorrogação da validade das carteiras estudantis emitidas no ano de 2010. O documento, que seria valido até hoje, 31 de março, teve sua data de utilização prorrogada até o dia 30 de abril de 2011.

De acordo com as informações publicadas no Diário Oficial do município de hoje, alguns estabelecimentos de ensino não entregaram em tempo hábil, os bancos de dados de seus alunos junto a Secretaria Municipal Mobilidade Urbana (Semob).

quarta-feira, 30 de março de 2011

MP teve candidato único para cargo de procurador Geral de Justiça


Há mais de 10 anos o Ministério Público do RN não contava com apenas um candidato para eleição de cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado. Assim foi no dia 24 de março, onde o Procurador Geral Manoel Onofre Neto foi reeleito para o cargo.

De acordo com Onofre Neto, o motivo de não haver concorrente deve-se à satisfação com a gestão atual por parte dos colegas, os quais insistiram no atual projeto e conclamaram o procurador para continuar a gerir esse trabalho. "É uma expressão de confiança da parte da equipe que compõeo MP/RN e o meu compromisso é honrá-lo", afirmou. "Apenas ganhei mais dois anos para realizar um excelente trabalho já iniciado pela atual equipe", completou.

Umarizal Fest

Todas as atenções e preparativos para mais uma edição do Umarizal Fest, que aconteçe nos dias 7, 8 e 9 de maio, que sem dúvidas será de pleno sucesso. Um abraço aos queridos idealizadores do evento, Ailton e Leonia, . Sucesso !!

O velório de ex-presidente José de Alencar será no Palácio do Planalto

Nos últimos 13 anos, Alencar enfrentou batalha contra o câncer.
Ele passou por diversas cirurgias e buscou tratamento alternativo nos EUA.

O velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30.

terça-feira, 29 de março de 2011

RN precisa de mais de 223 UTI´s para suprir demanda

Diário de Natal

A situação da saúde pública do Rio Grande do Norte, em especial o déficit de 223 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI's) e a falta de pessoal médico especializado nessa área, foi tema de uma audiência pública realizada na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa. Durante a reunião, foi divulgada a informação de que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), seria necessária atualmente a contratação de cerca de 200 profissionais na área médica para suprir a carência do setor público.

A audiência expôs, através das falas dos gestores de vários hospitais da rede pública, do secretário de saúde do Estado, Domício Arruda, e da promotora de justiça Iara Pinheiro, responsável pela promotoria da saúde do Ministério Público Estadual, todos os problemas na área de terapia intensiva da rede pública de saúde. O enfoque especial foi em Natal, que concentra a maioria dos leitos de UTI's do RN, todos geridos pela secretaria estadual.

Ministra do Planejamento oficializa suspensão de concursos federais no país

Do Diário Online

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, publicou nesta segunda-feira (28/3) a portaria número 39, que suspende - por tempo indeterminado - os efeitos das portarias que autorizaram a realização de concursos públicos e o provimento de cargos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. As informações estão na página 109, seção 1, do Diário Oficial da União.

Segundo a decisão, as nomeações publicadas até hoje ainda estão valendo. A conclusão dos cursos ou programas de formação iniciados antes da publicação da portaria também não serão prejudicados – entretanto, os que ainda não tiveram início dependem de autorização do Ministério para acontecer.

Mais permissões

Apesar da suspensão, o Planejamento publicou também nesta segunda-feira mais duas portarias autorizando a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a contratar 106 servidores para atuação no Hospital das Clínicas da instituição. Os cargos oferecidos são os de fisioterapeuta, médico, enfermeiro, físico, técnico em Enfermagem e técnico em Radiologia.

Miss Twitter RN 2011

O Grupo Twitter NewLook (@Dayvsoon, @RogerioRN, @JulianaTalyne e @Hudson_Holanda) lançam o Miss Twitter RN 2011, que será realizado no dia 03 de abril, e irá escolher a mais bela twitteira do Rio Grande do Norte.

As inscrições poderão ser feitas até amanhã (28).

Podem participar pessoas do sexo feminino, com idade entre 18 e 33 anos, que tenham nascido no RN, e residam nas cidades que vão representar.

A votação será via twitter, onde cada usuário terá direito a um voto, através da hashtag #MissTwitterRN2011.

O perfil das candidatas será divulgado através do www.misstwitterrn.blogspot.com, assim como o regulamento.

Essas são as primeira candidatas inscritas:

@HosanaCapuxu – Caicó

@Jannelia – Patu

@ClariinhaMelo – Pau dos Ferros

@SaraOliveira – Serra do Mel

@Naiaraeopiniao – Santa Cruz

@Ana_Candida – Parnamirim

@Riiits – Currais Novos

@TucaLisboa – Goianinha

@GildeneDantas – Jardim de Piranhas

@AllyneRenata – Mossoró

@Celly_Suy – Passa e Fica

Terceirização é a solução para saúde do RN

Do Blog Thaisa Galvão

Seguindo como exemplo os atendimentos de excelência da UPA de Pajuçara e das AMES - ambos da Prefeitura de natal - o secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda Câmara, estuda a possibilidade de terceirizar o funcionamento de UTIs no Estado.
O assunto foi discutido na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira.
Audiência proposta pelo deputado Getúlio Rego (DEM), líder da governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia.
O que dá a entender que...a terceirização já estava definida. E a audiência aconteceria na intenção de levar o assunto à população - tem quem não goste do serviço de excelência - sem tanto contraponto, principalmente dos sindicalistas.

Aliás, a terceirização na saúde pública foi defendida aqui pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando veio a Natal lançar a campanha contra a dengue.
Até tentaram botar debaixo do tapete a declaração do ministro, chegando-se a afirmar que o ministro não teria tocado no assunto.
Tanto tocou que, no discurso do secretário Domício, de frente pra ele, o potiguar disse que estava surpreso em ouvir de um petista, que a solução para a saúde seria a terceirização.
E como tudo foi ouvido e guardado, um novo contrato com cooperativas médicas já está no forno.
A todo vapor.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Programa Nossos Doutores

O programa foi criado e implantado na gestão do ex-prefeito Vagner Araujo e vem sendo mantido pelos prefeitos ate hoje.
O Programa consiste em premiar o melhor aluno do ano com uma bolsa de um salário minimo durante um ano. O aluno e avaliado criteriosamente por uma equipe técnica da educação municipal, especialmente pelo Conselho Municipal de Educação.
Neste ano, como ja foi postado aqui, quem levou o prêmio de melhor aluno, foi João Vitor, filho de João Marçal e Toinha Soares. O segundo lugar ficou com a estudante Salome Sales, e o terceiro lugar com Iago Cunha. Tanto o segundo quanto o terceiro lugar também ganharam premiação da Prefeitura.
O evento ocorreu na Câmara Municipal, e contou com a presença do Prefeito Waltinho, da Secretaria de Educação Canindezinha Dantas, de diretores de escolas, vereadores, secretários , alunos, pais de alunos e diversas pessoas da comunidade.

Sítio Várzea Grande será pavimentada

No ultimo dia 20 deste mês de março, o Prefeito Waltinho esteve na comunidade rural de Varzea Grande para entregar a população a Ordem de Serviço para o inicio das obras de pavimentação daquela comunidade. A obra é resultado de uma emenda parlamentar do Dep. João Maia, junto ao Ministerio das Cidades.

"Ha muito tempo que a Varzea Grande esperava por esta obra, e foi por esta razão, que indiquei esta comunidade para ser beneficiada com esta importante ação. Espero esta contribuindo para a melhoria de vida de todas as familias beneficiarias" disse o Prefeito Waltinho.

As obras estão previstas para serem iniciadas ainda este mês, haja vista que a empresa ganhadora da licitação ja recebeu a autorização para o inicio das obras e portanto, terá que iniciar para o cumprimento do contrato.

Alem desta importante noticia, o Prefeito Waltinho, em pleno domingo levou uma verdadeira comitiva composta por diversas pessoas, para um multirão de melhoria das estradas vicinais de Varzea Grande, com a participação de maquinas e equipamentos, haja vista que o inverno deixou estas vias quase que intransitaveis, e que a pavimentação levara algum tempo para ser concluida. Este multirão sera realizado nas demais comunidades, sempre nos finais de semana.

Esteve presente a vice-Prefeita Joselena, Secretarios, e auxiliares do Prefeito.

O Prefeito Waltinho faz resumo dos dois primeiros anos de administração!



O Prefeito Walter Araujo, fez um resumo dos dois primeiros anos de sua administração, nas diversas áreas. Na parte estruturante como nas ações o Prefeito listou algumas das diversas obras e ações ja realizadas ou em plena execução, tais como :

Construção da Praça da Juventude Marcia Dias
Reconstrução da Praça da Saúde Dra. Julieta Dantas
Construção de 30 casas
Construção de 30 casas (em implantação ainda este mês)
Construção da pavimentação de diversas ruas no bairro Bandeirantes
Construção da pavimentação de diversas ruas de baixo
Construção de 100 melhorias habitacionais (Cheque Reforma)
Construção da passagem molhada de Boqueirão
Perfuração e instalação de diversos poços catavento na zona rural
Reforma e ampliação das escolas municipais
Reforma do Ginasio Poliesportivo Lavoisier Maia
Construção de quadra poliesportiva em Varzea Grande (em andamento)
Reforma da quadra poliesportiva de Cacimba de Vaca
Reforma do posto de saude de varzea Grande
Aquisição de ônibus escolar
Aquisição de trator novo
Aquisição de veiculo para Sec. de Agricultua (prisma)
Aquisição de veiculo para Sec. Ação Social (Fiesta)
Aquisição de veiculo para Sec. saude (uno)
Aquisição de ambulância nova (semi-UTI)
Aquisição de veiculo para a policia
Aquisição de dois veiculo junto a receita federal (paratis)
Implantação do programa RN Caminhando
Implantação do programa Brasil Alfabetizado
Implantação de programa Pro-Jovem
Aquisição de equipamentos para a biblioteca municipal
Pavimentação de Varzea Grande (em fase inicial de implantação)
Urbanização de avenidas (em fase de licitação)
Programa de PAA (distribuição de alimentos)
Programa Cidadania com mães carentes
Programa de suplementação alimentar (sopão)
Programa de corte de terra em todo o municipio
Construção de escola infantil (em andamento)
Construção de Unidade Basica de Saude (em andamento)
Implantação do CRAS (Centro de Referencia da Assistencia Social)
Implantação de programa de fardamento escolar e material escolar
Contratação de medicos (semana toda)
Contratação de mais dentistas, perfazendo o numero de dois
Aumento salarial dos funcionarios

Alem destas, outras ações estão previstas ainda para este ano, segundo o Prefeito Waltinho." Estas são apenas algumas das obras e ações que conseguimos realizar. Vale salientar que tudo isso foi realizado dentro de uma crise nacional que todos os municipios do Brasil vem atravessando desde 2009, e tambem em apenas dois anos de administração. Acho que estamos no caminho certo e espero conseguirmos realizar mais ações, porque Lucrecia merece" Diz Waltinho.

MPRN recebe denúncia de funcionários fantasmas em prefeitura

O Promotor de Justiça Flávio Nunes da Silva instaurou o Inquérito Civil nº 09/2011 para apurar a suposta existência de funcionários fantasmas na cidade de Viçosa, município que fica situado a 358 km de distância de Natal. Flávio Nunes quer obter maiores esclarecimentos e realizar a coleta de provas necessárias à instauração de ação penal e à propositura de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

A instauração levou em consideração as informações encaminhadas ao Ministério Público pelo Presidente do Diretório Municipal de Viçosa do Partido dos Trabalhadores, de que no município existem vários servidores que recebem remuneração advinda de recursos públicos, mas não prestam serviços à população da cidade.

Flávio Nunes informou a Prefeitura Municipal de Viçosa sobre a instauração do inquérito e solicitou a relação de todos os servidores que prestam serviços à prefeitura, indicando a natureza do provimento, se efetivo ou comissionado, com as respectivas funções exercidas, número do CPF e endereço residencial. O Promotor de Justiça também ouvirá testemunhas nos próximos dias.

Carlos Eduardo não descarta possíveis alianças

Do Território Livre

Carlos Eduardo Alves não descarta um leque (amplo) de alianças para a disputa de 2012.

Ele admite já ter conversado com o PMDB de Garibaldi Alves, com o PSB de Wilma de Faria e com o PT de Fátima Bezerra.

Mas tudo ainda é muito extemporâneo, muito cedo para ser tratado agora. “Aliança e escolha de chapa só em 2012.”

E a pesquisa favorável é um facilitador para estas alianças? “É uma tendência. Os políticos não costumam contrariar a vontade popular.”

Com palavras de Palocci, Henrique confirma Wilma para a SUDENE

O Deputado Henrique Alves diz em entrevista coletiva dos 45 anos do PMDB, no restaurante Lula, qua a ex-governadora Wilma de Faria irá para a superintendência da SUDENE, e o ex-governador Iberê Ferreira, ambos do PSB, ficará com um cargo no Ministério da Integração Nacional. Informação que lhe foi passada pelo Ministro Palocci.

“Eu assino embaixo. É muito bom para o Rio Grande do Norte ficar mais fortalecido”. Declara o Deputado.

Miss Rio Grande do Norte


A mulher mais bela que representa o Rio Grande do Norte no Miss Brasil em 2011 é a jornalista Daliane Menezes, 22 anos, 1m80, representante do município de Parnamirim. Ela foi eleita na noite deste sábado, 26 no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado em Mossoró.

Policial é flagrado pedidndo propina em Natal

Do Blog Thaisa Galvão

Em matéria no Fantástico de ontem mais uma vez o RN em destaque. Durante a reportagem, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, registrando o caos das estradas, o motorista se deparou com uma blitz na Via Costeira, em Natal...
E com a microcâmera ligada, registrou o policial pedindo dinheiro para liberar o carro, por causa dos vidros escuros.
15 reais foi a "gorjeta" para o café. Tudo gravado
Segundo o Coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar ele já havia sido informado sobre a reportagem e que o policial que já tem mais de 20 anos de serviço prestado a PM, foi afastado da PM e irá trabalhar internamente. "Hoje será aberto o inquerito para apurar o caso, e que o polcial vai responder perante a lei" Disse o Coronel.