sábado, 11 de junho de 2011

A ex-governadora Wilma de Faria comandará programa de rádio

A ex-governadora Wilma de Faria comandará programa de rádio.

O programa de rádio que  a ex-governadora Wilma de Faria vai estrear  em breve em Natal.

Agora é aguardar e conferir!

Aprovação de Dilma resiste à inflação e crise, diz Datafolha

A crise que levou à demissão do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e a alta da inflação não tiveram impacto negativo na aprovação do governo Dilma Rousseff.

Mas a imagem pessoal da presidente foi afetada, de acordo com a pesquisa. Houve ainda uma piora generalizada nas expectativas com a economia, principalmente em relação à inflação.
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 9 e 10 de junho mostra que 49% dos entrevistados consideram Dilma como ótima ou boa. No último levantamento, de março, eram 47%.

O levantamento revela também que a maioria dos brasileiros quer que o ex-presidente Lula opine nas decisões de Dilma.

A margem de erro da pesquisa, que ouviu 2.188 pessoas em todo o país, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Liminar determina que 50% dos policiais civis devem voltar ao trabalho

A decisão liminar  é do  desembargador Caio Alencar e determinou nesta sexta-feira o retorno de 50% dos policiasi civis em greve ao trabalho.
A  multa para o descumprimento é de  R$ 50 mil por dia ao  Sinpol.

TJ determina que prefeitura suspenda contratos com administradoras

A decisão do Tribunal de Justiça de que a Prefeitura de Natal está impossibilitada de contratar Organizações Sociais (OS) para gerenciar unidades na área de saúde deve ser publicada no Diário da Justiça hoje ou, no máximo, segunda-feira, 13. Com a publicação, a prefeitura deveria suspender imediatamente os contratos existentes com a Associação Marca que administra a Unidade de Pronto-atendimento do Conjunto Pajuçara e os Ambulatórios Médico Especializados (AME's).

Entretanto, o procurador-geral do município, Bruno Macedo, afirmou que pretende apresentar um recurso com o intuito de preservar os contratos já celebrados de modo que os serviços pretados à população não sejam prejudicados. "Vamos solicitar que o contrato da UPA seja garantido até o mês de novembro e o das AME's até outubro", disse. O procurador disse que após a publicação do acórdão teria 10 dias para dar entrada no recurso, contudo prefere fazer no mesmo dia para não correr o risco dos serviços serem suspensos, mesmo que temporariamente. 

Segundo Bruno Macedo, no momento em que o recurso é apresentado a determinação do Tribunal de Justiça é suspensa. O procurador garantiu que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter os contratos. "Esse recurso será nossa primeira iniciativa porque vamos apelar pela manutenção dos contratos no Supremo", garantiu. Fonte: Diário de Natal

Homem de 61 anos é preso por abuso sexual no interior do RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Polícia Rodoviária Federal prendeu em flagrante um idoso de 61 anos acusado de abuso sexual na BR 226 na noite dessa sexta-feira (10).

De acordo com a PRF, o homem identificado como Damião Moisés da Silva, 61 anos, foi preso no Km 220, próximo à cidade de Florânia cometendo atos libidinosos com uma adolescente de 16 anos.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Florânia.

Servidores do IDEMA voltam a trabalhar nesta segunda

Os servidores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) decidiram, acatar a proposta do Governo do Estado: de aguardar o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, para setembro. Com isso acabaram com a greve.

O diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano, que intermediou as negociações disse estar satisfeito com o desfecho. Eles explicou durante o encontro com os servidores, que o Estado precisa equilibrar as finanças e pediu a compreensão de todos para aguardar o pagamento em setembro.

Marcelo elogiou a postura dos servidores por evitar o radicalismo na negociação e pelo empenho que os mesmos vêm tendo com o trabalho no Instituto. Fonte: Panorama Politico

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acontece hoje em Lucrécia a Cavalgada Heróis da Resistência

Programação do evento

7:00 – Saída do Posto Lucrécia
7:30 – Apresentação Cultural na Praça AdriãoDuarte
8:00 – Cavalgada perpassando pela Fazenda de Donatila
9:30 – Chegada na Cruz dos Três Heróis – Hino Nacional
9:40 –
Sorteio de um Quite do Vaqueiro e Cantoria com Francisco e
Damião no bar do Cezinha - Sítio Caboré

11:00 – Forró Pé de Serra no bar do Cezinha– Sítio Caboré

Desde 2007 acontece o evento Cavalgada Heróis da Resistência, por meio de um Projeto, que tem como objetivo reverter valores, ou seja, mostrar que os verdadeiros heróis são as pessoas que lutaram para combater o Bando do Cangaceiro Lampião. Em Lucrécia temos como Heróis: Francisco Canela, Bartolomeu Silva e Sebastião Trajano.

#ForaMicarla por mais 48h no pátio da Câmara

Manifestantes conseguem por mais 48 horas ficar no pátio da Câmara de vereadores de Natal.

O final de semana dos manifetantes do protesto promete.

É aguardar pra ver.

Por essa o ex-governador Iberê não esperava.

Nomeado o novo presidente do Banco do Nordeste: o bancário cearense Jurandir Vieira Nóbrega que já teve atuação em cargos públicos nas áreas financeiras e de gestão.

O ex-governador Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza que sonhava ocupar o cargo ficou fora dessa.

OAB declara apoio ao protesto #ForaMicarla

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte declarou apoio oficial ao protesto dos estudantes contra a prefeita Micarla de Sousa. O conselheiro da entidade, Eduardo Pessoa está no local, e falou ao microfone aos manifestantes que foi enviado para a Câmara logo que o presidente Paulo Teixeira soube que a Polícia Militar teria sido convocada.

"A Polícia foi chamada para enxotar vocês da casa do povo e estamos aqui para apoiar este protesto, e intermediar o conflito", disse o conselheiro da OAB.

Ontem (9), também declarou apoio ao movimento o neurocientista Miguel Nicolelis, hoje, um dos mais respeitados do mundo e que desenvolve atividades em Natal. Fonte: No Minuto.com

Presidente da Cãmara determina que manifestantes eixem o local até as 16 hde hoje

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins, definiu que até às 16h de hoje os manifestantes, acampados na sede do Legislativo, deverão deixar o prédio.

Veja o comunicado emitido ao coletivo Fora Micarla:

AOS MANIFESTANTES INSTALADOS NA SEDE DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

O Presidente da Câmara Municipal do Natal, no exercício das atribuições que lhes são conferidas pelo artigo 21 do Regimento Interno, e, ainda:

CONSIDERANDO o reconhecimento por este Poder Legislativo da legitimidade de toda e qualquer manifestação ordeira, que vise o exercício da democracia e seja pautada na liberdade de expressão, como forma de concretização da cidadania;

CONSIDERANDO que desde o início da instalação dos manifestantes na sede do Poder Legislativo Municipal a Mesa Diretora vem buscando o diálogo pautado no bom trato, respeito, cordialidade e pacificidade;

CONSIDERANDO, contudo, que o movimento instalado no Pátio do Palácio Padre Miguelinho, sede do Poder Legislativo Municipal, contando com dezenas de manifestantes, barracas e equipamentos de som, está impedindo o regular desenvolvimento das atividades legislativas e administrativas da Casa Legislativa;

CONSIDERANDO a necessidade de manter a ordem interna na sede do Poder Legislativo, para que assim seja possível a execução das suas funções institucionais;

CONSIDERANDO que o Palácio Padre Miguelinho consiste em bem público afetado ao exercício das atividades e funções do Poder Legislativo Municipal;

RESOLVE SOLICITAR aos manifestantes a desocupação das dependências do Palácio Padre Miguelinho, com os seus respectivos pertences, até as 16:00hs desta sexta-feira, 10.06.11.

Certos da compreensão e cooperação de todos, esperamos que a presente solicitação seja atendida, para que prevaleça o exercício permanente do diálogo, predicado indispensável ao Estado Democrático de Direito.

Natal/RN, 10 de junho de 2011.

EDIVAN MARTINS

Presidente da Mesa Diretora

Fonte: Panorama Politico

Manifestantes denunciam estratégia da Câmara para saída forçada

Os manifestantes que ocupam a Câmara Municipal desde terça-feira, 7, estão denunciando uma estratégia da Casa para retirá-los do local. Segundo eles, a Guarda Legislativa estaria entregando ao presidente Edivan Martins um informe da saída do seu efetivo da Câmara, devido à incapacidade de retirada dos protestantes. Para as pessoas acampadas, a decisão da Guarda não passa de uma estratégia no sentido de abrir caminho para o trabalho da Polícia Militar.

Em virtude disso, os manifestantes já se mobilizaram e procuraram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para garantir a segurança. As informações foram repassadas à reportagem por Gilderley Soares, um dos integrantes do movimento Fora Micarla.

Para ele, a Polícia Militar é composta por um maior efetivo e teria a capacidade de desfazer a manifestação. Segundo Gilderley, as pessoas que acampam na Câmara pretendem permanecer na Casa também durante o final de semana. Fonte: tribuna do Norte

Vereador Edivan Martins promete dialogar com manifestantes que ocupam a Câmara

Presidente da Casa apela "ao bom senso e ao diálogo" sobre ocupação do Legislativo municipal; manifestantes são irredutíveis. Fonte: No Minuto

Acordo prevê horários para o Alefolia

De acordo com o Termo, as bandas que se apresentarão no evento deverão começar a tocar nos dias 15 e 16 de julho, às 23h, encerrando a apresentação até às 5h da manhã do dia posterior. No domingo, dia 16, o início da apresentação das bandas deve acontecer às 19h, se estendendo até 01h30 da manhã. O descumprimento dos prazos para a finalização da festas, acarretará em multa no valor de quatro mil reais, para cada meia hora de atraso no término.

Ainda segundo o acordo, o organizador do evento terá que instalar pelo menos 30 cabines sanitárias químicas, sendo 15 femininas e 15 masculinas, e também montar uma equipe de limpeza, na própria estrutura do “Alefolia Indoor”, no sentido de manter permanentemente a festa limpa. A Prefeitura Municipal também deverá ser acionada para que providencie a limpeza pública no local, após o termino dos festejos.

Em relação a segurança do evento, ficou acordado que os organizadores contratarão, no mínimo, 40 seguranças privados para, junto com o efetivo policial, garantirem tranquilidade aos participantes da festa. Fonte: Assessoria de Imprensa do MPRN

O protesto #ForaMicarla parece está tomando outros rumos.


O protesto #ForaMicarla parece está tomando outros rumos.

Uma vez que os protestantes deviam se manisfestar de forma legal, saudável e não com atos de vandalismo ou agressão.

Protestar é direito de qualquer cidadão, já quando parte para agressões pessoais, toda forma de protestar não vale mais apena. Perde a legitimidade.

Que protestem, mais acho que cabe aí um ato de respeito! Pensem nisso !!

Grevistas entregam documentos ao Ministério Público

A diretoria do SINPOL entregou na tarde desta quinta-feira as supostas denúncias contra o Governo do Estado ao Ministério Público Estadual.

O procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, recebeu as cópias dos documentos das mãos da presidente do Sindicato, Vilma Marinho, e da diretoria jurídica, Renata Pimenta.

Manoel Onofre informou que até a próxima semana o MPE deve ter um posicionamento. Fonte: Território Livre

Vereador poderá responder por quebra de decoro parlamentar

A “marcação de quadrilha” feita ontem pelo vereador Luiz Carlos no prédio da Câmara Municipal de Natal poderá levá-lo a responder a um processo na Comissão de Ética.

O ato do vereador, que marcou a quadrilha para os manifetantes do movimento Fora Micarla dançarem no pátio da sede do Legislativo, é configurado “quebra de decoro parlamentar”. Fonte: Panorama Politico

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Twitter agora em português

Para aqueles que não gostavam do Twitter por não oferecer uma versão em português, o problema acabou..
Vamos todos virar twitteiros de plantão.. rsrsrs

Clique no link de configurções na página do twitter e mude o idioma do seu.
Dica do Blog !

Deccore Interiores por Jardênia Ribeiro

Sua mais nova opção de decoração de ambientes.
Com projetos personalizados para sua casa, escritório, consultorios e decoração em geral.

Agende uma visita em domicílio e faça seu orçamento sem compromisso.

A Deccore Interiores proporciando um ambiente confortável e com requinte pra você!

Manifestantes colhem assinaturas em prol do Impeachment de Micarla de Sousa

Depois de horas acampados no pátio da Câmara Municipal de Natal (CMN), os manifestantes do protesto “Fora Micarla” decidiram, em parceria com a vereadora Sargento Regina (PDT), buscar as cerca de 15 mil assinaturas necessárias para a criação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP) pedindo o impeachment da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV).

Para a elaboração do PLP são necessárias as assinaturas de 3% do eleitorado de Natal, o que representa aproximadamente 15 mil pessoas. Os assinantes do requerimento devem apresentar nome, número do título de eleitor, zona, seção e endereço.

Depois de conseguir as assinaturas, o projeto é enviado para a Câmara Municipal de Natal (CMN), para ser avaliado pelos vereadores. A prefeita possui maioria na Casa (13 x 8), por tanto dificilmente esse PLP, caso venha a ser apresentado, terá um resultado prático.

A dificuldade que os manifestantes estão encontrando para pedir o afastamento da prefeita é justamente a inexistência, segundo os vereadores de oposição, de um ato de improbidade administrativa da prefeita que possa culminar com o impeachment.

O mandato da prefeita Micarla de Sousa, eleita em 2008 com mais de 50% dos votos da população natalense, é tão legítimo quanto o protesto contra sua gestão. Não há, até o momento, nada que possa fundamentar o pedido de impedimento da gestora. Descontentamento com administração é assunto para ser resolvido durante as eleições. Fonte: Diário Online

Inscrições para o ENEM se encerram amanhã

As incrições para o ENEM se encerram até as 23:59 minutos de amanhã (10).

As inscrições são feitas no portal do INEP.

http://www.inep.gov.br

Empresário e motorista de ônibus não chegam a um acordo


Nesta quarta-feira, representantes dos sindicatos dos empresários de ônibus (Seturn) e dos trabalhadores em transportes rodoviários (Sintro), psarticiparam de audiência conciliatória no pleno do TRT 21º região, em Natal.

Audiência mediada pelo vice-presidente do TRT, desembargador José Rego Júnior, com nenhum resultado.

Os empresários lançaram proposta de 7% de aumento nos salários dos motoristas e cobradores, e 10% no valor do vale-refeição de forma diferenciada. Com essa proposta os motoristas passariam a receber R$ 1.429,96, sendo R$ 1.275.52 de salário, e R$ 154,44 de vale-refeição, e os cobradores receberiam R$ 703,54 e R$103,40 respectivamente.

Os trabalhadores pediram 7,5% sobre os salários, para entrar em vigor de imediato, e 20% no vale-refeição para entrar em vigor daqui a 6 meses.
Sem acordo, cabe ao TRT julgar o caso.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Blog pergunta

Wilma de Faria deve ser a candidata do PSB para prefeita de Natal no pleito de 2012? PARTICIPE!!

Wilma de Faria comenta o caos de Natal no twitter

A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria - provável candidata do PSB à Prefeitura de Natal no ano que vem - usou o twitter no início da tarde desta quarta-feira (8) para comentar sobre a gestão de Micarla de Sousa (PV). Wilma postou que ouve diarimente "reclamações sobre caos em Natal".

"Ouço todo dia reclamações sobre caos em Natal. Do trânsito, das ruas esburacadas, da ineficiência do transporte coletivo... da falta de uma coleta regular do lixo, do não investimento da Prefeitura em infraestrutura e por aí vai...", postou a ex-governadora.

Em seguida, ela completou: "De mobilidade urbana, Natal tem duas obras: a Ponte Forte Redinha e o prolongamento da Av. Prudente de Moraes. A pref. não fez nenhuma".Fonte: Tribuna do Norte

Lidyano Cunha: Policiais decidem manter greve mesmo com corte de ...

Lidyano Cunha: Policiais decidem manter greve mesmo com corte de ...: "Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR Mesmo diante das declarações do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, divulgadas à imprensa na..."

Policiais decidem manter greve mesmo com corte de ponto e ilegalidade

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


Mesmo diante das declarações do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, divulgadas à imprensa na tarde dessa terça-feira (7), de que o governo pretende pedir a ilegalidade da greve dos Policiais Civis e cortar o ponto dos grevistas, a categoria está irredutível e vai continuar com a paralisação.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte, Djair José de Oliveira Junior, a categoria já esperava essa reação por parte do governo. “Isso é próprio de um governo que não quer negociar” declarou o vice-presidente.

Com a reação da administração do estado, os grevistas decidiram acampar em frente a Governadoria reivindicando uma audiência com a governadora Rosalba Ciarline, mas até o momento não houve nenhuma sinalização de que isso possa acontecer.

Segundo Djair de Oliveira, a Polícia Civil foi a única categoria com a qual o governo não negociou nenhuma proposta concreta. “Queremos um cronograma de datas para saber quando será apresentado um novo plano de cargos e salários e quando serão chamados os aprovados no último concurso para a Polícia Civil”, reivindicou.

Governo não flexibiliza com servidor

Secretaria da Tributação, Detran, Idema e Junta Comercial do Estado, nesta ordem decrescente, são as maiores fontes de arrecadação direta do Governo do Estado.

Todos os órgãos estão em litígio com seus respectivos servidores.

Todos, individualmente, possuem meios próprios à melhoria solicitada e aprovada em lei ano passado, pela Assembleia Legislativa.

Seus titulares - mesmo assim - já foram avisados: não devem retroceder.

A ordem é não flexibilizar com os servidores.


Rosalba paga mais de R$ 3,1 milhões em diárias em 4 meses

O gasto do Governo do Estado com diária aumentou 15 vezes em apenas quatro meses. No mês de fevereiro o gasto com diária foi de R$ 84.585,38. Na folha paga ao final do mês de maio, os cofres públicos estaduais contabilizaram R$ 1.293.661,60 com diária.A escala dos valores do Executivo destinados a diárias cresceu em grandes proporções. No mês de março, as diárias já chegaram a R$ 554.046,34.

Os números estão expostos no Portal da Transparência.

O acumulado do ano de 2011 com diárias pagas pelo Governo chegou a R$ 3.148.574,19.

Fevereiro R$ 84.585,38

Março R$ 554.046,34

Abril R$ 978.352,08

Maio R$ 1.293.661,60

No mês de Janeiro não há registro de pagamento de diária no Portal da Transparência.

Do Blog Panorama Político.

Pelo visto, o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) a cada dia se enrola mais nas próprias palavras e atos.

Nega compromissos firmados com setores do funcionalismo, mas é caridoso com uma minoria privilegiada.

E assim caminha a humanidade pública do Estado do RN..

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Folha de pessoal do Estado pode ficar com o Bradesco

Fiquemos alertas, cidadãos comuns, servidores estaduais!

Zunzunzum que corre por aí, no Centro Administrativo (Natal), garante que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) quer entregar folha de servidor à hidra do Bradesco.

A movimentação sairia de uma empresa de economia mista (Governo Federal , majoritário, com capital particular) para o apetite desmedido de banqueiros privados.

Se alguém quer conhecer bem a experiência dessa relação público-privado, no tratamento de folha de pessoal, é só fazer pesquisa entre servidores da Prefeitura de Mossoró.

Antes da campanha eleitoral de 2006, o Governo Fátima Rosado (DEM) tirou a folha da Caixa Econômica Federal (CEF), para fechar negócio com o Bradesco.
Do Blog Jean Carlos

Revista VEJA publica materia sobre crédito consignado do ministério da previdência

Da coluna Radar do jornalista Lauro Jardim - VEJA

NEGOCIOS ESTRANHOS

O ministério da previdência comandado pelo peemedebista Garibaldi Alves está preparando uma estranha licitação para contratar uma empresa que fará a averbação dos pedidos de crédito consignado dos pensionistas. E qual é o problema? Hoje, esse serviço é feito pela empresa de proces de dados do ministério, a DATAPREV que cobra dos bancos 0,70 por averbação. A empresa privada escolhida na tal licitação cobrará 2 reais pela mesma tarefa.

Entrevista do jornalista Carlos Santos

Jornalista experiente, escritor, Carlos Santos firmou seu nome como sinônimo de estilo, profundidade e independência em seus textos. Atualmente seu blog, o www.blogdocarlossantos.com.br, é referência no Estado, e, até mesmo fora dele, em Política e áreas afins. A este blog, gentilmente, o "rebelde com causa" de Mossoró concedeu a entrevista abaixo:

Blog Honório de Medeiros: Você foi, até prova em contrário, o primeiro jornalista do Rio Grande do Norte a apontar equívocos no início da gestão da Governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A que você atribui esses equívocos?

Carlos Santos: Mais do que uma crise financeira, há uma crise de método, de mentalidade. Rosalba e seu grupo implementaram um conceito de relação, com os administrados, com base no que imprimiram na Prefeitura de Mossoró, plasmado numa visão unilateral. Aos poucos, eles percebem que "o Estado não é a Prefeitura de Mossoró e o RN não é Mossoró".

Blog: Quais os principais equívocos cometidos pela Gestão Rosalba Ciarlini nestes primeiros meses de Governo?

Carlos: Como disse há pouco, é de método, de mentalidade. A governadora já cometeu vários deslizes verbais que passariam despercebidos em Mossoró, mas não em Natal e no comando do Estado. Afirmou que o Estado estava quebrado e autorizou liberação de recurso para Carnaval e times de futebol; disse que não tinha nada com fechamento do Meios e depois saiu remendando financeiramente essa ONG; declarou que a violência urbana em Mossoró era culpa do Presídio Federal e em seguida mandou uma força militar passar alguns dias na cidade, só para se exibir nas ruas, sem que a violência fosse estancada. Para completar, escalou o culto e inteligente Paulo de Tarso Fernandes, secretário de Gabinete, para negociar com grevistas, mas gerando provocações e vilipêndios. Precisa descer dos "saltos". O Estado não é a Prefeitura de Mossoró. Simples assim.

Blog: Do quê se leu na mídia no final do Governo passado e início deste qual a sua opinião: o Estado está quebrado ou está fazendo caixa?

Carlos: Balela. Já assistimos esse filme antes. Claro que o Governo faz caixa. É o mesmo álibi empregado na Prefeitura de Mossoró, em que a folha de pessoal sempre respondeu por custo ínfimo, longe de causar ameaça à estabilidade gerencial. Faz parte de nossa cultura política esse discurso, de satanização do antecessor-adversário, para parecer que a tarefa à mão é uma obra hercúlea. Wilma de Faria fez isso. Lembra? Em quatro anos, Rosalba deverá movimentar mais de R$ 45 bilhões e choraminga por um "rombo" que hoje não ultrapassaria R$ 800 milhões. Cadê a crise? Cadê o rombo? Ela tem coragem de convocar os outros poderes para uma verdadeira reforma de estado, em vez de promover a asfixia salarial dos "barnabés"? Não creio. O Estado continuará sendo um Robin-hood pelo avesso, tirando dos mais carentes para servir a uma minoria privilegiada.

Blog: Quem realmente influi nas decisões da Governadora e por quê?

A cabeça pensante, a visão ideológica de poder e gerencial, é Carlos Augusto Rosado, marido da governadora. Sempre foi assim, não será diferente agora. "É o cara", digamos. Mas ele ouve muito Paulo de Tarso, além de confiar sobremodo em dois técnicos capazes, Obery Júnior (Planejamento) e Kátia Pinto (Infra-estrutura). Contudo nada acontece sem seu aval. Ele é responsável pelo ousado projeto de poder que catapultou Rosalba à Governadoria. Resta saber se tinha também um plano de governo. Por enquanto, os primeiros sinais indicam que não.