quinta-feira, 10 de maio de 2012

Petrobras oferece 92 vagas para estágio


A Petrobras, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), está com processo seletivo aberto para o Programa de Estágio da Petrobras. Nesta edição, serão ofertadas 92 vagas destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior, nas cidades de Natal, Mossoró, Fortaleza e Guamaré. O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas suas áreas de estudo.
As vagas são para os cursos de técnico em: Petróleo, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Instrumentação, Eletromecânica, Edificações, Agrícola, Mecânica, Química, Geologia e Mineração. Já para o nível superior, as vagas são destinadas a estudantes das graduações em: Administração, Enfermagem, Ciências Contábeis, Pedagogia, Geologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.
Das 92 vagas ofertadas, 67 são para a Petrobras em Mossoró, uma em Guamaré, uma em Fortaleza e 23 para Natal. Para participar da seleção o candidato deve ser maior de 16 anos, residir na cidade que oferece a vaga e estar cadastrado no IEL.
As inscrições podem ser realizadas conforme calendário abaixo:
- Para as vagas de Natal: de 07 a 14/5, no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h, na Casa da Indústria – Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Térreo, Lagoa Nova.
- Para as vagas de Mossoró, Guamaré e Fortaleza: período de 07 a 25/5, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h, no IEL/Mossoró, Rua Benjamin Constant, nº. 65, Doze Anos, dentro das instalações do SESI.
Os editais estão disponíveis no site: www.rn.iel.org.br.
Fonte: Tribuna do Norte

Mais da metade dos natalenses ainda não sabe em quem votar


Os números da preferência da pesquisa Consult/Sinduscon divulgada hoje são incontestáveis. Eles mostram uma ampla vantagem de Carlos Eduardo Alves sobre os demais adversários. Mas isso não significa dizer que ele já ganhou.
A pesquisa também mostrou números que alimentam as demais candidaturas. Exatos 56,1% dos candidatos ainda não sabe em quem votar. Isso corresponde a uma fatia bastante gorda de votos e que pode fazer toda a diferença daqui até o dia 7 de outubro. Os candidatos, com certeza, vão atrás dos votos desses indecisos.
A pesquisa vai além: 8,9% dos entrevistados não votariam em nenhum dos atuais candidatos.
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 014-2012, foi realizada no período de 4 a 6 de maio de 2012. Foram entrevistadas mil pessoas. Fonte: Blog do BG

Confira os números da Consult para prefeitura do Natal


Acompanhe os números da pesquisa estimulada:
Carlos Eduardo 47,3%
Wilma de Faria 18,1 %
Rogério Marinho 6,7%
Hermano Morais 3,7 %
Fernando Mineiro 3 %
Micarla de Sousa 1,5 %
Nenhum 9,5 %
Não sabe 10,2 %

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Câmara vai julgar contas de Carlos Eduardo no dia 22


Marcado para o próximo dia 22, a votação, em plenário, das contas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, referentes ao exercício de 2008.

Contas que foram aprovadas, com ressalvas, pelo Tribunal de Contas, e encaminhadas para votação final da Câmara.

Um dia antes (21), as contas serão analisadas pela Comissão de Finanças.

A Comissão é presidida pelo vereador Maurício Gurgel (PHS), e tem como membros os vereadores Enildo Alves (DEM), Raniere Barbosa (PRB), e Fernando Lucena (PT). Fonte: Thaísa Galvão

Robinson Faria diz não apertar a mão da governadora Rosalba


O comportamento da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), em relação à instituição Governo, recebeu críticas contundentes do vice-governador do Estado, Robinson Faria (PSD), na manhã desta terça-feira. Em entrevista à Rádio Cidade (FM 94), o oposicionista mencionou a atitude de Rosalba, quando da possibilidade de viajar em missão ao exterior e deixar o cargo nas mãos do vice, mesmo este estando rompido politicamente. Segundo Robinson Faria, “ela não passa o Governo para o vice-governador por ter uma mentalidade atrasada, mesquinha, uma cultura política do século passado”, afirmou.
Não aperto a mão de Rosalba
Indagado sobre uma possível reaproximação dele com a governadora, Robinson descartou qualquer retomada política entre ambos. “Estou à disposição do estado, eu aperto a mão de qualquer pessoa no Rio Grande do Norte, mas politicamente não tenho nenhuma razão para acompanhar uma aliança com a governadora Rosalba Ciarlini. Eu quero apertar a mão de pessoas que tenham no mínimo sinceridade e gratidão. Ela começou o governo quebrando todos os sentimentos que um ser humano não deve quebrar – confiança, gratidão, lealdade. Esse governo tem a pecha da traição”, ressaltou. Fonte: Blog Robson Pires

Professores da rede estadual paralisam atividades nesta quinta-feira


Os professores da rede estadual irão paralisar as atividades durante todo o dia nesta quinta-feira (10). A manifestação terá início às 9h e ocorrerá até às 15h, quando os irão realizar um debate na Assembleia Legislativa.

Na manifestação, os professores irão cobrar melhorias nos planos de carreira e nas condições de trabalho, segundo informou a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso.  De acordo com ela, a paralisação ocorrerá para a cobrar o pagamento do plano de carreira dos funcionários e o pagamento de forma integral dos aposentados.

Além disso, os professores cobram  o envio de um Projeto de Lei que encontra-se no Governo. "Tem um projeto de Lei sobre a revisão de plano de carreira que está no Governo desde 2010", disse Fátima Cardoso. Outro ponto citado pela presidenta como motivador da greve é sobre a intenção do Governo de privatizar pontos da Educação e da Saúde. Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 8 de maio de 2012

Justiça Estadual é quem deve julgar crimes cometidos pela internet


Se um crime ofende bens de caráter pessoal, por mais que tenha sido cometido pela internet, a competência para julgá-lo é da Justiça Estadual. De acordo com entendimento da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, a Justiça Federal só deve agir se o crime ofende a “bens, serviços ou interesses da União” ou esteja previsto em tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatário.
A decisão é do ministro Marco Aurélio Bellizze, relator de um Conflito de Competência instaurado entre a 1ª Vara Federal de Sergipe e o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de São Cristóvão, no mesmo estado. O Juizado Especial recebeu uma denúncia de crimes de calúnia (artigo 140 do Código Penal) cometidos nas redes sociais Orkut e Twitter, mas disse não ter competência para julgá-lo, encaminhando-o para a vara federal de Sergipe.
O juiz de São Cristóvão afirmou que, como ambos os sites ficam hospedados em servidores espalhados por diversos países do mundo, quem deve tratar de assuntos ligados a eles é a Justiça Federal, e encaminhou os autos. “O Orkut e o Twitter são sítios de relacionamento internacionais, sendo possível que qualquer pessoa dele integrante acesse os dados constantes da página em qualquer lugar do mundo, circunstância que, por si só, é suficiente para a caracterização da transnacionalidade necessária à determinação da Justiça Federal”, disse o juiz de São Cristóvão.
A vara de Sergipe, então, encaminhou o Conflito de Competência ao STJ. O ministro Bellizze rejeitou a interpretação do Juizado Especial de São Cristóvão, pois o fato de o crime ter sido cometido pela internet não traz consigo a competência da Justiça Federal. “Na hipótese dos autos, contudo, verifica-se que as ofensas possuem caráter exclusivamente pessoal, tendo sido supostamente praticadas pela ex-namorada da vítima, não se subsumindo a ação delituosa a nenhuma das hipóteses elencadas no artigo 109, incisos IV e V, da Constituição Federal, o que evidencia a competência da Justiça Estadual para processar e julgar o feito.”
Os dispositivos citados pelo ministro definem a competência da Justiça Estadual. Conforme explicou Bellizze, a Justiça Federal deve agir em casos de crimes previstos em convenções e tratados internacionais assinados pelo Brasil. No caso de crimes da internet, citou exemplos de mensagens com pornografia infantil, racismo e xenofobia. A competência também é federal se o crime ofende a União ou suas autarquias.
Com essa decisão, aplicou a nascente jurisprudência da corte a respeito do assunto. Em outro Conflito de Competência, a 3ª Seção, sob relatoria do ministro Og Fernandes, decidiu de forma semelhante: os crimes cometidos pela internet só são de competência da Justiça Federal se descritos no artigo 109 da Constituição Federal. Fonte: Conjur

Faculdades federais aprovam mais na OAB


Das 20 instituições do ensino do Direito que, em termos relativos, mais aprovaram no VI Exame de Ordem Unificado, 13 são federais. A lista divulgada nesta terça-feira (8/5) mostra que a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) foi a que apresentou a melhor relação entre alunos presentes e aprovados, com um índice de 86,27%. Participaram da prova 102 candidatos, e foram aprovados 88.
Ainda de acordo com o ranking, ocupam as quatro próximas colocações a Universidade Federal da Paraíba (84,48%), Fundação Universidade Federal de Viçosa (80%), Universidade Federal de Goiás (79,69%) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (79,31%).
As universidades públicas, por aproveitamento, ocupam 19 dos primeiros 20 lugares. A FGV do Rio foi a única instituição privada a entrar na lista das 20 melhores.
A única das instituições que inscreveu mais de 200 alunos na prova e que aparece na lista das 20 com melhor índice é a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo. A faculdade das Arcadas ocupa o 12º lugar na lista, com 273 bacharéis presentes e 203 aprovadas, obtendo um índice de aprovação de 73,02%. A unidade do interior da USP, de Ribeirão Preto, ficou na frente, com 22 inscritos e 17 aprovados — o índice de aprovação foi de 77,27%.
Minas Gerais é o estado que aparece mais vezes no ranking das 20, com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ), a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 76,55% de aprovação, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 69,09%.
São seis as faculdades de Direito do Nordeste que aparecem na lista: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 77,5% de aprovação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 77,46%, Universidade Federal do Acre (UFAC), com 73,08%, Universidade Federal de Sergipe (UFS), com 70,83%, e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com 69,57%.
A Escola de Direito do Rio de Janeiro é a única instituição privada que aparece na lista, com 39 alunos presentes no dia da prova e 29 aprovados, com um índice de sucesso de 74,36%.
Números absolutos

A Universidade Paulista (Unip) foi a que mais inscreveu candidatos: 4111. Desses, foram aprovados 470, ou 13%. Com isso, a instituição conquistou o terceiro lugar na lista das faculdades que mais aprovaram, em números absolutos. A instituição que mais aprovou bacharéis, em números absolutos, é a Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Prestaram o Exame de Ordem 3011 alunos, dos quais 550 foram aprovados, ou 18%.

A segunda instituição que mais aprovou estudantes, atrás da Estácio, foi a PUC-Minas. Dos 1340 bacharéis, 533 foram aprovados, o que equivale a 39%. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, teve 49,39% de seus alunos aprovados — dos 733 bacharéis que prestaram a prova, 362 passaram na segunda fase. Com isso, a faculdade fica em quarto lugar, em termos absolutos. Fonte: Consultor Jurídico

Wilma e Robinson afinam entendimento político


A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) fizeram mais alinhavos para as urnas de outubro.
Foi no escritório político do pesedetista em Natal.
Na ocasião linha e agulha, também participaram levantando estratégias para alianças em vários municípios das Terras de Poti: Genildo Pereira (PSB) e Hudson Pereira (PSD). Ausência do deputado federal Fábio Faria (PSD), que está acamando, com dores do corpo, provavelmente uma virose.
Passaram cidade por cidade. Já é a quarta reunião. Só que esta com o fortalecimento do incentivo do governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, para levar à frente candidatura própria do partido na capital dos magos-eleitores. Fonte: Blog Eliana Lima 

RN já vacinou 20% da população contra a gripe


A Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (8), os primeiros números da Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada no último dia 5 de maio.
Um total de 20% dos grupos elegíveis para a campanha já foi vacinado, o que representa 100.943 pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Deste total, gestantes e trabalhadores de saúde atingiram um percentual um pouco acima dos 20%, tendo sido vacinados até o momento, 8.196 gestantes e 7.341 trabalhadores de saúde. Um total de 63.484 idosos já foram vacinados, o que representa 20% da meta. A imunização em crianças alcançou 30% do esperado, sendo 22.226 crianças já vacinadas.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 25 de maio em diversos postos de saúde em todo o estado. Podem se vacinar as pessoas com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.
A meta da Sesap é imunizar cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado. Fonte: Blog do BG

segunda-feira, 7 de maio de 2012

RN é o 11º estado com mais pessoas sem instrução no Brasil

Os produtores também solicitaram que o repasse do Programa do Leite ocorra rigorosamente em dia, mas o Governo afirma que o pagamento está normal há 90 dias. Outra medida adotada pelo Executivo é a concessão de crédito presumido do ICMS para a indústria potiguar de laticínios, que já está sendo analisada pelas secretarias de Tributação e Agricultura, Pecuária e Pesca.
"Estamos aqui para dar a notícia que houve o reajuste do preço do litro do leite de R$ 0,80 para R$ 0,83, que deixa o estado na liderança do Nordeste nesse quesito. As reivindicações foram respondidas e já formamos um grupo de trabalho para analisar e encontrar o caminho para que possamos valorizar e para que eles possam ter competitividade no cenário local e nacional", disse Rosalba Ciarlini. Fonte: Tribuna do Norte

Governo anuncia aumento no preço do litro do leite pago a produtores


Na manhã de hoje (7), a governadora Rosalba Ciarlini participou de reunião na sede da ANORC para debater a situação da produção leiteira e do estado de seca em 139 municípios do Rio Grande do Norte. No encontro foi apresentado o levantamento do SEBRAE feito entre fevereiro e abril de 2012 sobre a produção de leite bovino do RN desde 1996. Ao todo, uma pauta de reivindicações com 14 propostas foi exposta à Governadora, que apresentou os encaminhamentos ao pleito das entidades e explicou quais medidas estão em andamento para minimizar o impacto da seca e a relação direta com a produção da bacia leiteira potiguar.

O Governo solicitou ao Ministério da Integração Nacional a venda de fontes proteicas em caráter emergencial, sem  o preço do frete. Além disso, também houve a atualização do preço do litro do leite pago aos produtores no estado. A partir deste mês de maio, o valor passa de R$ 0,80 para R$ 0,83, cifra que deixa o Rio Grande do Norte na liderança do litro do produto pago em relação a todos os estados nordestinos.

Os produtores também solicitaram que o repasse do Programa do Leite ocorra rigorosamente em dia, mas o Governo afirma que o pagamento está normal há 90 dias. Outra medida adotada pelo Executivo é a concessão de crédito presumido do ICMS para a indústria potiguar de laticínios, que já está sendo analisada pelas secretarias de Tributação e Agricultura, Pecuária e Pesca.

"Estamos aqui para dar a notícia que houve o reajuste do preço do litro do leite de R$ 0,80 para R$ 0,83, que deixa o estado na liderança do Nordeste nesse quesito. As reivindicações foram respondidas e já formamos um grupo de trabalho para analisar e encontrar o caminho para que possamos valorizar e para que eles possam ter competitividade no cenário local e nacional", disse Rosalba Ciarlini. Fonte: Tribuna do Norte


domingo, 6 de maio de 2012

Presidente do PSB, Eduardo Campos considera importante a candidatura de Wilma


Presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, acha importante a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria à prefeita de Natal.

Os dois tiveram uma conversa em Recife, na última quarta-feira.

De posse de números levantados pelo PSB, Eduardo mostrou a Wilma a importância da candidatura dela.Fonte: Thaísa Galvão

"A poupança continua um bom negócio", diz economista

A política de redução nas taxas básicas de juros chegou esta semana às cadernetas de poupança. Com as novas regras anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, a remuneração da poupança passará a ser atrelada à taxa Selic. Ou seja, se a taxa Selic, atualmente em 9% ao ano, ficar igual ou menor a 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será de 70% da Selic + TR. A mudança, segundo o economista Moisés dos Santos Jardim, novo diretor administrativo da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), é positiva para o consumidor. "O limite de 70% mantém a caderneta de poupança relativamente competitiva. Não é hora de migrar para outras aplicações", observa. Entretanto, o executivo financeiro, que já dirigiu instituições como o Unibanco, Itaú e Banco Votorantim, chama atenção para o risco de a queda agressiva nas taxas de juros básicas, adotadas pelo governo federal, gerar inflação. "O momento é de sintonia fina. É acertar o timing da continuidade na redução dos juros e a manutenção da economia aquecida, através do crédito e consumo. Se errar neste ajuste fino e gerar mais consumo haverá  inflação, isso para 2013", alerta o especialista.

Educação no RN vive caos com a falta de aplicação de recursos


A coluna Ponteio destaca que a falta de prestação de contas, despesas não comprovadas ou deficiência comprobatória das despesas, plano de aplicação dos recursos não empregados na remuneração do magistério.
Parece um carimbo, mas é a fotografia ampliada dos balancetes do Fundef analisados diariamente por técnicos, auditores e, no pleno, a cada semana apreciados pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.
Não importa a região nem o tamanho da Prefeitura, o quadro é assustador.
A crise no ensino público fundamental pode até ter origem na falta de mais recursos, de boa estrutura dos estabelecimentos de ensino e ausência ou qualificação de professores, mas os municípios brasileiros não aplicam corretamente o pouco que é repassado.
Em tempo: as cópias dos processos também são encaminhadas pelos Tribunais de Contas ao Ministério Público para apuração de possíveis práticas de atos de improbidade administrativa e/ou ilícitos penais.Fonte: Robson Pires

Em Antônio Martins Ninguém sabe como será composta as chapas dos pré-candidatos a prefeito‏


Ninguém sabe como será composta as chapas dos pré-candidatos a prefeito de Antônio Martins

Muito se tem falado em vice-prefeito na cidade de Antônio Martins, as ruas, os becos e os bairros comentam sobres os possíveis vices dos postulantes candidatos a prefeito da terra da boa esperança.

Do lado de Edmilson, se fala em Ednária(Atual Vice-Prefeita), Danilo Fernandes, Altemar, Daví, o ex-prefeito Francisco Jácome, o vereador Biô, Dr° Wender, Dr° Joelma, Ilenildo Jácome, Verônica de Manú, Agripino de Manú, Rosineide Algusto, Uá do Pico dentre outros.

Do lado do Médico José Júlio, se fala em Novo de Ciriaco, Edmilson de Venir, Amílton Fernandes seu irmão, Milanês Fernandes, Jovito, Cícero Neto, Micherles Promoções, Chico de Baé, Evaristo Filho, José Antônio, Belá de Dionísio etc.

Do lado do empresário Hélio e sua esposa Alexandra , ainda não temos informações precisas, mas tivemos notícias que o mesmo está negociando com uma grande liderança municipal. Fonte: Blog Política de Antonio Martins