sábado, 31 de março de 2012

Júnior Viagens e Turismo está com promoção para estudantes.


Júnior Viagens e Turismo está com promoção para estudantes.

As passagens de Natal/Lucrécia e Lucrécia/Natal por apenas R$ 35,00.

Lembrando que a carteira de estudante de ver ser a de 2012.

Wilma disputará Prefeitura de Natal, afirma cúpula nacional do PSB


A ex-governadora Wilma de Faria deverá disputar a Prefeitura do Natal. Embora ela faça mistério sobre o caso, a postulação já é dada como certa pela cúpula nacional de seu partido, o PSB, que nesta semana concluiu que o partido lançará 1.537 candidatos a prefeito, sendo 13 em capitais.

O partido espera eleger entre cinco e seis prefeitos de capital, o que o colocaria num patamar parecido com os do PMDB e PT. O PSB joga alto nessas eleições, por isso tem problemas de igual proporção, especialmente com o PT, seu parceiro tradicional. Em 2008, o PSB elegeu 314 prefeitos e fez 7,2 milhões de votos, num crescimento de 34,5% em relação às eleições de quatro anos antes. Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 29 de março de 2012

Formada a chapa da oposição em Lucrécia.


O Filho do ex-prefeito Pipi, o médico Fernando Dantas será a cabeça da chapa da oposição ao Prefeito Waltinho Araújo.

Há mais de 40 anos a família Dantas fez parte da historia política da cidade de Lucrécia, o ex-prefeito e atual secretário da Gestão municipal, Severino Dantas (Pipi), foi prefeito por 4 mandatos, sempre ao lado da família Araujo com quem fez seu nome na política local.

Comenta-se que o mesmo não apoiara o projeto político do filho, é esperar pra ver.

Vale salientar que nem toda a família Dantas, faz parte do novo projeto político do médico Fernando Dantas e Edson Soares.

Deputados aprovam por unanimidade reajuste salarial para professores

Foi aprovado nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do governo que reajusta os vencimentos do magistério. O PL teve voto favorável de todos os participantes da sessão. O deputado Fernando Mineiro (PT) mesmo votando a favor, questionou dois pontos da mensagem: a data de implementação do reajuste – implantado a partir de março, mas que na sua opinião deveria vigorar desde janeiro passado.

O outro ponto diz respeito ao pessoal inativo. Mineiro sugeriu que o parcelamento em quatro meses fosse reduzido. O deputado George Soares (PR) também questionou a data de implantação e lembrou  da questão das promoções no magistério, que também precisam ser implantadas com agilidade.

O líder governista, deputado Getúlio Rego, frisou o esforço da governadora Rosalba Ciarlini para tornar concreta essa reivindicação: “É uma satisfação para nossa Casa ver essa valorização do professor, mesmo num momento em que o Estado ainda enfrenta dificuldades financeiras”, disse.

Projeto

O projeto que acabou de ser votado pela Assembleia Legislativa estabelece um aumento de 22,22% para os professores e especialistas em Educação da rede estadual de Ensino. Garante também o pagamento do Piso Nacional do Magistério, passa a vigorar com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2012.


O reajuste beneficia os professores e especialistas em Educação, com jornada de trabalho de 30 horas semanais, que estejam em pleno desempenho de suas funções no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, das Escolas Estaduais, e das Diretorias Regionais de Ensino (DIREDs). Os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação com jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais terão seus reajustes calculados de forma proporcional com base no valor da hora aula.

O Projeto de Lei Complementar define também que os titulares dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação, que não satisfaçam a condição prescrita em seu artigo 1º, parágrafo 1º, continuarão recebendo seus respectivos vencimentos básicos sem a aplicação deste novo reajuste salarial.

Os professores e especialistas de Educação inativos receberão o aumento salarial de 22,22%, de acordo com o estabelecido no Projeto de Lei Complementar, em quatro parcelas. A 1ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de abril de 2012. A 2ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de maio. A 3ª parcela com efeitos financeiros vigorando a partir de 1º de junho e a 4ª parcela com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2012. As despesas decorrentes da implementação do reajuste salarial proposto pelo Projeto de Lei Complementar ficarão por conta de dotações da Lei Orçamentária Anual consignadas em favor da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Fonte: DN Online

RN tem taxa pré-escolar superior a 90%, aponta levantamento

Nos últimos dez anos, a taxa de atendimento das crianças de 4 e 5 anos na escola cresceu 55,8%. Em 2000, pouco mais da metade (51,4%) da população nessa faixa etária tinha acesso à educação, patamar que chegou a 80,1% em 2010. Segundo dados do Movimento Todos Pela Educação, o Rio Grande do Norte e o Ceará são exemplos no país com taxas de atendimento na pré-escola superiores a 90%. Na outra ponta, Rondônia e o Rio Grande do Sul têm menos de 60% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas. No total, 14 unidades da Federação têm índices de atendimento inferiores à média nacional.

O desafio do país é incluir esse contingente de alunos nas redes de ensino até 2016. Uma emenda constitucional aprovada em 2009 estabelece que a pré-escola é etapa obrigatória no país, assim como o ensino médio. Até então, a matrícula era compulsória apenas no ensino fundamental (dos 6 aos 14 anos). Isso significa que no prazo de quatro anos as redes municipais terão que oferecer vagas nas escolas a todas as crianças entre 4 e 5 anos - e os pais terão de matriculá-las.

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o crescimento da pré-escola na última década é uma conquista importante e indica que o país tem dado mais atenção à educação infantil. "Na última década, houve um aprofundamento e uma proliferação de estudos que comprovaram o impacto da educação infantil no futuro da criança. É um investimento muito rentável do ponto de vista cognitivo, do desenvolvimento social e econômico. Quanto mais cedo a criança entra na escola, maior é o retorno daquele investimento. Esses estudos tiveram espaço nas políticas públicas", acredita Priscila.


O baixo atendimento no início da década estava ligado, inclusive, a fatores culturais: muitas famílias não consideravam importante mandar os filhos para a escola antes do ensino fundamental, já que a pré-escola era vista apenas como um espaço para a criança brincar. Apesar dos avanços, Priscila avalia que o esforço das redes municipais para incluir 1,1 milhão de crianças terá que ser maior.

"Elas são justamente as crianças mais difíceis de serem incluídas. São aquelas que vivem em local de mais difícil acesso, ou tem alguma deficiência, ou não podem ir para a escola porque são hospitalizadas, ou seja, aquelas que vivem algum tipo de vulnerabilidade".

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, avalia que será "muito difícil" para as redes municipais cumprir a meta de universalização da pré-escola se não houver mais investimento. Para isso, ela destaca a importância da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê um aumento dos recursos para a área, inclusive com a participação da União. O projeto está há mais de um ano em análise na Câmara dos Deputados.


De acordo com Cleuza, o principal problema para ampliar o atendimento é a infraestrutura. "Quando falo em infraestrutura, é a construção de prédios mesmo. Os problemas vão desde encontrar um terreno para a construção, até a prefeitura conseguir bancar o custeio das escolas de educação infantil", explica.


Os dados do Movimento Todos pela Educação são de 2010, o que significa que as crianças de 4 e 5 anos que estavam fora da escola naquele ano provavelmente já estão matriculadas no ensino fundamental e muitas chegaram a essa etapa sem cumprir a pré-escola. As prefeituras têm o movimento demográfico a seu favor, já que a tendência é que a população de 4 e 5 anos diminua nos próximos anos. Há previsão de uma queda de 22% da população nessa faixa etária entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 28 de março de 2012

Senado vota previdência complementar de servidores públicos

O Plenário do Senado iniciou pouco depois das 16h30 a votação do projeto que cria fundos de previdência complementar para a aposentadoria dos servidores públicos federais (PLC 2/2012). Os servidores que ingressarem no setor público após o início do funcionamento dos fundos terão aposentadoria limitada ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) – hoje de R$ 3.916,20. O projeto foi aprovado mais cedo nas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Apesar de concordar com o conceito da previdência complementar, a oposição defendeu emendas, rejeitadas nas comissões, que poderiam “aperfeiçoar” o projeto. A base do governo, no entanto, prefere que eventuais mudanças sejam apresentadas posteriormente, como projetos de lei à parte, permitindo que o PLC 2/2012 seja aprovado rapidamente, sem passar por novo exame da Câmara dos Deputados. Fonte: Blog Robson Pires

Wilma participa de encontro nacional de pré-candidatos do PSB


A presidente do PSB-RN, ex-governadora Wilma de Faria, participará do seminário preparatório para as eleições 2012 realizado pelo PSB Nacional, em Brasília. Denominado “Compartilhando Experiências”, o evento será nos próximos dias 30 e 31 quando vai reunir os pré-candidatos da legenda às prefeituras municipais.

A solenidade de abertura, às 9 horas do dia 30, será realizada pelo presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Brasília. Fonte: Assessoria de Imprensa


A ex-governadora, Wilma de Faria (PSB), deve anunciar seu futuro na primeira quinzena de abril, logo após a Semana Santa. Pelo menos é o que diz a sua assessoria, que reitera que, por enquanto, ela não falará sobre o assunto, mesmo com a pressão dos vereadores aliados para colocar sua pré-candidatura na rua.

Caso parta para a disputa pela cadeira de prefeita, Wilma já deve ter quatro oponentes diretos: Carlos Eduardo (PDT), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT) e Rogério Marinho (PSDB). A prefeita Micarla de Sousa (PV) deixou para maio a decisão de disputara reeleição. 

terça-feira, 27 de março de 2012

Estiagem deixa 250 municípios nordestinos em estado de emergência

Na região Nordeste, 250 municípios decretaram estado de emergência por causa da falta de chuvas no verão, atingindo 3 milhões de pessoas. No Rio Grande do Norte, a cidade de Jucurutú, no Seridó, foi a única atingida pela estiagem.

Segundo levantamento realizado pelo UOL, há uma semana o número era de 140 municípios atingidos no Nordeste. Muitos municípios que não decretaram emergência também estão sofrendo com a estiagem, que já é considerada uma das mais severas dos últimos anos. 

O maior número de municípios atingidos está na Bahia, onde 169 prefeituras já decretaram situação de emergência. Dos decretos, 158 já foram homologados pelo governo do Estado e encaminhados à Secretaria Nacional de Defesa Civil para reconhecimento. Outros 11 decretos municipais, com novas homologações, devem ser publicados em Diário Oficial até a quarta-feira (28).Fonte: Tribuna do Norte

Comissão do Senado aprova fim do décimo quarto e décimo quinto salários de parlamentares

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje o fim do décimo quarto e do décimo quinto salários dos parlamentares. O projeto de decreto legislativo prevê que deputados e senadores só terão direito a receber os auxílios-mudança e transportes no início e no fim do mandato parlamentar. Hoje, os parlamentares recebem essas ajudas de custo duas vezes por ano. A matéria vai agora para a Mesa Diretora da Casa.

Os dois benefícios equivalem, cada um, ao salário do parlamentar, de R$ 26,7 mil. Por ano, o Senado gasta R$ 4,3 milhões com o pagamento dos auxílios-mudança e transportes aos 81 senadores. Ao fim do mandato de oito anos, a despesa chega a R$ 34,4 milhões. Se a matéria for aprovada no Senado e na Câmara, o gasto com mudanças dos senadores cairá para R$ 4,3 milhões.

O relator do projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que o pagamento se justificava “na época em que os transportes eram precários e os parlamentares se deslocavam para a capital do país a cada ano e lá permaneciam até o fim do ano legislativo”. Fonte: Robson Pires

Wober Júnior compara Rosalba Ciarlini a Micarla de Sousa

Ao anunciar apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) nessa segunda-feira (26), o presidente estadual do PPS, Wober Júnior, que defende a união das oposições, comparou a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV).

“O governo Rosalba é um retrato do que foi o início da gestão Micarla de Sousa (PV). Isso pode acarretar para o Rio Grande do Norte o desastre que ocorre em Natal. A oposição a Rosalba poderia se unir logo agora nas eleições de Natal, para se fortalecer para 2014”, declarou Wober. Fonte: Blog do BG