quinta-feira, 3 de maio de 2012

Iberê Ferreira faz cirurgia para retirada de novo tumor


O ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) foi submetido ontem à tarde em São Paulo, no Hospital Sirio Libanês, a uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro através de método laparoscópico – sem abrir o crânio.
Ferreira retornará ao Rio Grande do Norte sem prescrição de nenhum medicamento. Ou seja, o tipo do tratamento foi concluído com a retirada do tumor.
O retorno à capital paulista está previsto para o dia 25 de maio. Fonte: Laurita Arruda

Brasil passa a ser o segundo maior país no Facebook


Em menos de um mês, o Brasilpassou de terceiro a segundo país com mais usuários no Facebook. O site Socialbakers, voltado para o monitoramento de redes sociais,divulgou o dado nesta quinta-feira (3): agora somos 46,3 milhões na rede criada por Mark Zuckerberg.
Em 18 de abril, o GLOBO noticiou que o Brasil já era o terceiro maior país no Facebook, então com 44,6 milhões de membros inscritos no site, perdendo apenas para Estados Unidos – ainda na ponta – e Índia, agora a terceira colocada. Pelos números divulgados nesta quinta, os americanos são 157,2 milhões, e os indianos, 45,7 milhões.
O Brasil também é o país que mais tem crescido no Facebook, segundo o Socialbakers. Só na semana passada, quase um milhão de brasileiros se juntaram à rede social, contra 166 mil novos usuários americanos. Nos últimos seis meses, quase 16 milhões de brasileiros chegaram ao Facebook - praticamente um terço do total existente hoje. Já os indianos adotam um movimento contrário: nos últimos sete dias, mais de 120 mil deles eliminaram seus perfis. No entanto, a impressão é de que a tendência seja recente, já que 7,7 milhões de cidadãos do segundo país mais populoso do mundo criaram uma conta no Facebook no último semestre.
Em fevereiro, o Brasil também assumiu a vice-liderança em número de usuários do Twitter, ultrapassando o Japão. Mais uma vez, ficamos atrás apenas dos EUA. E assim como no ranking do microblog, no Facebook, os países emergentes se destacam. Das cinco nações mais presentes na rede social, quatro pertencem ao grupo. Na ordem: Brasil, Índia, Indonésia (42,2 milhões de usuários no maior país muçulmano do mundo) e México (33 milhões). O top 10 se encerra com Reino Unido (30,78 milhões), Turquia (30,74 milhões), Filipinas (27,1 milhões), França (24,2 milhões) e Alemanha (23,5 milhões). Fonte: Blog do Bg

Professores e servidores da UERN suspendem atividades

Os Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deflagraram greve na manhã desta quinta-feira (3). A decisão foi tomada durante uma assembleia geral ocorrida na sede da Aduern (Associação dos Docentes da UERN).
Os professores da instituição rejeitaram a proposta da governadora Rosalba Ciarlini, que foi apresentada ontem (2), em Natal, à direção da Aduern.  “A governadora disse que sempre teve consciência da importância da universidade e relatou as dificuldades financeiras enfrentadas por sua gestão. Ela afirmou que iria cumprir o acordo, mas que não havia condições, para pagar a primeira parcela de 10,65% que está prevista em acordo firmado em setembro do ano passado. Ela alegou que o governo ainda não saiu do limite prudencial”, disse Flaubert Torquato, presidente da Aduern. Fonte: Robson Pires

terça-feira, 1 de maio de 2012

Aguarde - Blog de cara nova

O Blog ta passando por mudanças, e vem aí de cara nova, novo domínio e novo layout.

Tudo isso para poder oferecer um melhor espaço de leitura e informação aos meus leitores.

Desde já agradeço a todos pela confiança e credibilidade depositadas ao blog, meio pelo qual chego até vocês com o compromisso de comunicar e informar, numa tentativa pretensa de interatividade com o leitor, com responsabilidade e acreditando no poder da comunicação como ferramenta de transformação.

www.lidianocunha.com.br - Informação e conhecimento para você!

Aguarde os próximos dias e confira!

OPOSIÇÃO DESISTE DA DISPUTA EM LUCRÉCIA


Edson Soares e Maria Helena Pimenta

O líder da oposição lucreciense, José Edson Soares, desistiu de disputar o cargo de Prefeito de Lucrécia nas eleições deste ano, conforme anunciou em reunião realizada em seu sítio há duas semanas. Depois de sofrer pelo menos oito derrotas entre eleições municipais e estaduais, das quais ele disputou 3 vezes para prefeito e sua esposa Waguinha 1, o ex-vereador resolveu sair fora da sua costumeira posição de disputa. “Eu acho que Edson finalmente cansou de perder, de só perder”, avaliou um ex-correligionário.

DISSIDÊNCIA

A desistência de Edson pegou seus principais aliados de surpresa. Muitos não entenderam o gesto, apesar de acharem que o quadro não lhe era favorável este ano. Nas últimas eleições para prefeito, em 2008, a sua esposa foi derrotada por mais de 70% dos votos para o atual prefeito Walter Araújo.

“O mais estranho é que Edson não apenas desistiu de se candidatar como resolveu ceder a adversários - contra quem tanto lutou, inclusive, com processos judiciais”, analisava um comerciante local, referindo-se ao fato de Edson ter prometido, no mesmo ato da desistência, apoiar um filho de Maria Helena Pimenta, ex-Primeira Dama do município (esposa do ex-Prefeito Pipi). Helena ensaia uma dissidência no grupo para lançar seu Filho, Fernando Pimenta, candidato à administração municipal. Pelo que se comenta nas calçadas da cidade Fernando Pimenta seria um “laranja” do “bacural” Edson e Maria Helena Pimenta nas próximas eleições, que estariam tentando utilizá-lo para tentar chegar ao poder.

Escolas da rede estadual recebem merenda com validade vencida

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) levou ao conhecimento do Ministério Público Estadual e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as denúncias de irregularidades no fornecimento de gêneros alimentícios às escolas da rede estadual. Segundo a titular da Educação, Betânia Ramalho, nesse início de ano letivo, parte das empresas não estava cumprindo os termos da licitação realizada entre julho e outubro do ano passado, quanto aos prazos de entrega das mercadorias. 

Segundo Betânia Ramalho, os problemas são mais graves no caso dos alimentos perecíveis, como carnes e frutas.  "Algumas estão entregando os alimentos de forma irregular e já com problemas de qualidade, numa clara quebra de contrato", denunciou a titular da Educação. Em 2012, mais de R$ 18,5 milhões serão direcionados para a merenda escolar nas 651 escolas, nos oito polos regionais da SEEC.

Os gestores das escolas estaduais foram orientados pela SEEC, na semana passada, a suspender imediatamente a aquisição dos alimentos junto às empresas sob suspeitas. A orientação da SEEC é de que o recebimento dos gêneros alimentícios seja rigoroso dentro do definido no resultado do processo licitatório e siga as atas publicadas com cada fornecedor ganhador, entregando os produtos com qualidade e dentro da especificação estabelecida.

"As escolas só devem receber os alimentos estritamente dentro dos prazos e das condições que estão acordadas. Quanto a isso não tem negociação", asseverou Betânia Ramalho. Ela determinou que os gestores sejam "extremamente vigilantes" nessa questão. Na sexta-feira, 27, a SEEC emitiu uma nota dando publicidade a essa decisão, mas não chegou a divulgar quais empresas estão sendo averiguadas. 


"Do ponto de vista jurídico não posso divulgar o nome dessas empresas", explicou, ontem, Betânia Ramalho, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

A SEEC solicitou às empresas esclarecimentos sobre as ocorrências registradas na rede estadual e, ao receber as informações vai remeter ao MPRN e à Anvisa. Para não haver descontinuidade na oferta de merenda escolar, a secretaria orientou os gestores das escolas estaduais que tem preços registrados com empresas que apresentaram irregularidades a, excepcionalmente,  efetuar a compra dos alimentos, preferencialmente, por meio da agricultura familiar.

"Não sendo possível", orienta a secretária, "deverão ser cotados os preços dos alimentos, com no mínimo três empresas, para aquisição por menor preço e qualidade". No Rio Grande do Norte, a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar da rede estadual de ensino é descentralizada. Entre julho e outubro de 2011, a SECC realizou   licitação nas 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação).

O processo que contempla todas as regiões do Estado tem validade por 12 meses e agrupou os alimentos em seis lotes - cereais; leguminosas e gorduras; pães e massas; carnes; leite e derivados; e polpas de fruta. Com a finalização do processo licitatório, por Dired, os fornecedores que ganharam lotes ou grupos de lotes, explicou Betânia Ramalho, "passaram a ter a responsabilidade de fornecer os alimentos nas condições e na qualidade estabelecida no edital".

Em nota divulgada no site da SEEC, no dia 8 de abril, a secretária detalhou o problema. Os fornecedores ganhadores da licitação e que estão localizados mais próximos das escolas, segundo a SEEC, estão fornecendo os alimentos de acordo com planejamento de compra de cada escola. As irregularidades envolvem empresas situadas em cidades distantes das escolas para as quais ganharam a licitação. 


Essas estariam em dificuldades no abastecimento dos gêneros alimentícios, principalmente, quanto ao lote de hortifrutigranjeiros. No caso do lote de cereais, leguminosas e gorduras, as empresas, segundo Betânia Ramalho, não estão atendendo, de forma adequada, quanto à marca dos produtos. "Algumas, chegam a entregar produtos de outra marca", disse Betânia, "descumprindo o que foi publicado nas atas da licitação e gerando prejuízo para o bom andamento da operacionalização da alimentação escolar".

VERBA VEM DO FNDE

Os repasses da alimentação escolar são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Com a descentralização da gestão do PNAE, os recursos são transferidos para os Caixas Escolares, de acordo com o número de alunos de cada escola. Por ano, cada unidade escolar recebe dez parcelas para aquisição dos alimentos para os 200 dias letivos. Em cada parcela, o valor repassado corresponde a R$ 0,30, por aluno matriculado. 

A gestão dos recursos é de inteira responsabilidade do diretor da escola. Este ano, a SEEC elaborou um manual e fez capacitações com diretores de escolas e tesoureiros de caixas escolares, por meio da SUASE (Subcoordenadoria de Assistência ao Educando), Fundo Estadual de Educação, e da Comissão Permanente de Licitação. Cabe ao Conselho Estadual de Alimentação Escolar-CAE fazer a fiscalização do PNAE. Fonte: Tribuna do Norte