quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Movimentos sociais e Polícia Militar entram em confronto


Deveria ter sido um ato pacífico e ordeiro contra atos de corrupção e a favor de melhorias sociais, mas a desordem partiu justamente de quem deveria zelar pela segurança. De acordo com manifestantes que se reuniram ontem à tarde para recepcionar os vereadores da Câmara Municipal do Natal, após recesso dos trabalhos legislativos, policiais militares teriam agido com truculência e até dado voz de prisão a alguns membros de uma manifestação organizada pelas redes e mídias sociais, que reuniu cerca de 300 pessoas em frente à sede do poder legislativo municipal. "Eu estava pintando um cartaz no chão quando fui violentamente abordado por um policial, que me empurrou contra o chão e jogou spray de pimenta em meu rosto", afirma o estudante da UFRN Armênio Brito. "Foi quando outros manifestantes partiram para cima do policial e a confusão ficou generalizada. De início, era apenas uma única viatura; depois surgiram outras 14", frisou.


Para o artista popular Rodrigo Bico, que enfrentou a ação da polícia, os manifestantes fizeram um cerco e se abraçaram, sentados ao chão, evitando que alguns membros do ato fossem levados presos. "Mesmo assim, sofremos chutes, socos, spray de pimenta e até agressões com cassetetes. Mas, pela pressão popular, os policiais recuaram, inclusive, várias viaturas foram embora, restando no local umas cinco", disse Bico, acrescentando que os militares estavam sem identificação no uniforme. Um dos manifestantes que chegou a receber voz de prisão foi Bruto Costa, militante político. "Quando vi o policial agredindo as pessoas e tentando prendê-las, imediatamente o chamei de 'marginal'. Ele fez uma foto minha de seu celular e, em reação, também fiz uma foto dele. Ele tentou pegar meu aparelho e quis me levar preso alegando desacato a autoridade, mas foi impedido pelo coletivo", destacou.
 
Soraya Godeiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat), uma das muitas entidades de classes presentes no ato, repudiou a ação da PM. "Enquanto a sociedade está amedrontada, com fugitivos à solta e motoristas de ônibus sendo assaltados, vemos um enorme contingente de policiais reprimindo um ato pacífico, formado por movimentos dos mais diversos que querem apenas cobrar seus direitos. Fico indignada e essa atitude só mostra que o papel da PM é de repressão e não proteção", ressaltou. Segundo Soraya, diversas são as reivindicações da sociedade em cobrança aos parlamentares. "Nós, por exemplo, cobramos da prefeita a database dos servidores municipais, que visa evitar o congelamento do salário base. "A nossa database é em março, é Lei e, portanto, tem que ser cumprida", frisou. De acordo com um dos membros, um funcionário do Sinsenat fez exame de corpo de delito ainda ontem, após sofrer agressão com cassetetes. Fonte: Diário de Natal

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Câmara aprova benefício para aposentados e agricultores


Com 428 votos a favor, a Câmara dos deputados aprovou ontem à noite, em segundo turno de votação, a emenda à Constituição que dá o direito ao benefício integral para servidores públicos que se aposentarem por invalidez, desde que tenham ingressado na administração pública até 31 de dezembro de 2003. A proposta atende a quem já se aposentou e quem ainda irá deixar o serviço por invalidez, mas não garante o recebimento retroativo dos proventos. A proposta vai agora para apreciação e cotação no Senado.

A emenda constitucional beneficia os servidores da União, Distrito Federal, Estados e municípios, incluindo as autarquias e fundações. Atualmente, os servidores aposentados por invalidez recebem o benefício previdenciário de forma proporcional ao tempo trabalhado.
 
Para o relator da emenda, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os servidores já aposentados por invalidez terão boas chances de conseguir a integralidade salarial se recorrerem à Justiça, mesmo sem a previsão de pagamento retroativo, com reivindica as associações de aposentados. "Estamos fazendo uma justiça com essas pessoas que são punidas hoje pela sua condição de inválido com a perda de seus direitos".

Plenário também aprovou ontem a Medida Provisória 545/11, que muda as regras de incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre o café não torrado e cria um regime especial de tributação para estimular a abertura de salas de cinema. A matéria, aprovada na forma de um projeto de lei de conversão, deverá ser votada ainda pelo Senado.Uma das mudanças na MP feitas pelo relator, deputado Júnior Coimbra (PMDB-TO), foi a reabertura de prazos para a liquidação com desconto de dívidas rurais contraídas com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O prazo, que tinha acabado em 2011, passa a ser de 29 de março de 2013. O texto também suspende as execuções judiciais das dívidas que não foram pagas depois do prazo antes extinto.

A estratégia para votação da PEC 270 e da MP 545 foi definida após almoço oferecido à base aliada pelo líder do PMDB, Henrique Alves.  O adiamento das dívidas dos agricultores e das execuções por um ano é fruto de uma negociação de Henrique com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Nesse tempo de 12 meses vamos estudar normas e viabilizar condições reais de pagamento. O Nordeste não quer calote", disse o deputado. 
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

II Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU – II SELLN


O Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal-NAESU e o Departamento de Letras do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM/UERN promovem a II Semana de Estudos Lingüísticos e Literários do NAESU – II SELLN, no período de 27 a 29 de fevereiro de 2012.

A Comissão Organizadora do evento convida toda a comunidade acadêmica do Curso Letras do CAMEAM/UERN e do NAESU/UERN para participarem das discussões a serem vivenciadas, com base na temática: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LETRAS NA CONTEMPORANEIDADE
Mais informações acessem: http://iiselln.blogspot.com/

Wilma faz aniversário nesta sexta-feira‏


A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) vai comemorar seu aniversário com uma Missa em Ação de Graças. A celebração, que reunirá amigos e familiares, será na próxima sexta-feira (17), às 9h, na Igreja Bom Jesus das Dores, Ribeira.