sábado, 22 de janeiro de 2011
O REAJUSTES DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM NATAL FICA ACIMA DA INFLAÇÃO
O reajuste de 10% na tarifa de transporte urbano de Natal – que entra em vigor hoje - é o sexto maior registrado entre as 12 cidades brasileiras que, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), aumentaram os valores da tarifa nos dois últimos meses. A própria Semob publica em seu site uma listagem onde Natal aparece com o reajuste de 10%, ficando atrás apenas de São Caetano (SP), Diadema (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Ijuí (RS) , que tiveram reajustes entre 10,5% e 19%.
O aumento, foi recebido com surpresa e revolta pelos usuários do sistema de Natal. Nos pontos de ônibus do centro da cidade e Alecrim, poucas pessoas sabiam da decisão do prefeito em exercício, Paulinho Freire, que assinou decreto autorizando o aumento na noite da quinta-feira passada. Usuários julgam o novo valor como abusivo e um desrespeito ao trabalhador. A prefeita licenciada, Micarla de Sousa, afirmou em novembro de 2009, durante a crise que culminou na exoneração do então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, que os custos repassados aos usuários só sofreriam reajustes se houvessem melhorias significativas no sistema de transporte coletivo urbano, o que é hoje, questionável.
O aumento anunciado de 10% fica bem acima da inflação (IPCA) que acumula um índice de 7,7% nos últimos 18 meses (quando anunciado o último aumento em julho de 2009).
Fonte: Tribuna do Norte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário