quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Artista potiguar se apresenta via internet em Luz, twitcam e música!

Trocar mensagens instantâneas, compartilhar imagens ou comentar publicações em redes sociais são coisas do passado. Há uma nova modalidade de interação no ar, a twitcam, e ela vem ganhando cada vez mais adeptos no meio musical. 

Com o enfraquecimento das grandes gravadoras e a banalização do compartilhamento de arquivos mp3, essa possibilidade representa novo fôlego para profissionais da música que pretendem se destacar, ou mesmo potencializar carreiras já estabelecidas, em meio ao difuso emaranhado digital que se transformou a indústria fonográfica.

Artistas usam ferramenta do twitter para fazer shows ao vivo, direto de casa. Adepto da ferramenta com sucesso fora do estado, cantor e compositor Rodrigo Lacaz faz show através da ferramenta do microblog.

Na velocidade de um clique e apostando na eficiência exponencial do chamado marketing viral, personalidades de todos os quilates e segmentos estão aderindo à ferramenta (atrelada ao microblog Twitter) que catapulta artistas direto para dentro da tela do computador.
 
No Rio Grande do Norte, a onda de shows virtuais  chegou através do perfil do músico Rodrigo Lacaz, que já perdeu as contas de quantos programas já realizou.

Em frente a um computador equipado com webcam, Lacaz monta seu aparato no próprio quarto e avisa que hoje, a partir das 21h30, fará nova apresentação. Para conferir um bom resultado, ele utiliza microfone de estúdio (com condensador) e instrumento plugado direto na mesa de som, mais captação acústica. "Não há uma regularidade, dias fixos, mas procuro fazer - pelo menos - duas vezes por semana", disse o guitarrista e cantor, cujo repertório, além do autoral, também inclui músicas das bandas internacionais U2, Cranberries e Roxette.

Como era de se esperar, o resultado foi rápido: "Em Fortaleza fiz um show (voz e violão) dedicado ao U2, e já tenho um segundo marcado. No mês de outubro, também com o mesmo repertório, vou à Salvador para festa particular de um fã clube da banda irlandesa; e em novembro, tudo indica, que irei ao Piauí", contabiliza. Todos os contatos foram acertados através dos shows no microblog.
 
Rodrigo lembra que começou a fazer shows através da twitcam em 2010 para divulgar shows da banda Lunares: "Vimos outros artistas fazendo e decidimos entrar nessa onda. Para gerar expectativa, três dias antes dos shows criávamos alguma promoção como sortear CDs pelo twitter". Hoje, apesar de continuar como vocalista da Lunares, o potiguar tem sua própria conta (@rodrigolacaz) no microblog.
 
"Como já pensava em fazer alguns shows voz e violão, comecei a divulgar para ver se dava certo", afirma. "Foi uma coisa despretensiosa e pretensiosa ao mesmo tempo, não sabia onde ia dar, por isso encaro de maneira informal. Tanto é que a duração das performances varia de acordo com minha disponibilidade e a resposta do público, as pessoas vão pedindo músicas e, se estiver curtindo, vou tocando até cansar. Como se fosse um luau", arrisca.

Quando Lacaz concedeu entrevista ao VIVER tinha perto de 700 seguidores no twitter, e a audiência das apresentações, segundo informou, varia de 20 a 200 pessoas conectadas de toda parte do Brasil. "Tudo depende da programação e da eficiência da divulgação. Costumo espalhar, no caso de tributos específicos a alguma banda, em páginas de fãs e comunidades nas redes sociais", enumera. Vale ressaltar que todos os programas já exibidos são automaticamente gravados na página eletrônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário