terça-feira, 5 de abril de 2011

Situação das Lagoas de Captação preocupa o Ministério Público

Em razão da proximidade do período chuvoso, o Ministério Público está avaliando a situação dos Reservatórios de Detenção de Águas Pluviais existentes na cidade, mais conhecidos como lagoas de captação.

A ação é realizada pela 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a SEMOPI, a SEMURB e a ARSBAN, e tem o objetivo de garantir a manutenção de todos os reservatórios e evitar inundações na cidade, que causam danos à saúde e ao patrimônio da população.

Os primeiros reservatórios vistoriados foram os do conjunto Parque das Dunas I e II, na Zona Norte de Natal. No local, foi observada a acumulação de areia e mato, o que impede a correta acumulação da água no período de chuva.
Segundo a SEMOPI, os reservatórios visitados passarão por trabalhos de manutenção. Mas nem todos serão atendidos, pelo menos a curto prazo, uma vez que o contrato entre a prefeitura e a empresa que realiza a manutenção desses reservatórios está no fim.

O fato preocupa o MP, já que a falta de manutenção e limpeza desses locais podem trazer problemas para a população, com a proliferação de vetores de doenças como ratos e mosquitos.

Atualmente, Natal possui 59 reservatórios de detenção de águas pluviais: 18 na zona norte, 33 na zona sul 2 na zona leste e 6 na zona oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário