segunda-feira, 11 de abril de 2011

Juventude e Musicalidade

O Prefeito Municipal, Antônio Walter de Araújo, realizará o Projeto Juventude e Musicalidade.

É um projeto idealizado pelo Chefe de Divisão da Juventude, Antônio Marcos de Oliveira e elaborado pela Secretária Municipal da Juventude, Maria da Conceição de Araújo. Tem como objetivo possibilitar a socialização de jovens em grupo de riscos, como estratégia contra a ociosidade e contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, através da musicalidade. Procura discutir o significado de ser jovem em diferentes contextos buscando conhecer e socializar músicas e sonoridades que constituem as opções musicais de jovens, mediante narrativas e experiências com músicas, valorizando as vivências com produções positivas dos jovens que traduzem os diversos papeis que eles desempenham na sociedade.

Por perceber que atualmente o jovem se encontra a mercê das conseqüências dos avanços e das mudanças estruturais, sociais e econômicas, estes tendo como foco principal à evolução sem se preocupar com as crianças e jovens que sofrem pelos inúmeros efeitos colaterais, tais como: abandono, promiscuidade, prostituição, alcoolismo, drogas e etc. A música pode ser um fator preponderante na busca de soluções para crianças e Jovens que se encontram no abandono social e para aqueles que de alguma forma se identificam com a musicalidade.

Estima-se que este projeto atinja toda a juventude em grupo de risco de forma direta e indireta, de forma direta os jovens das escolas municipais, das famílias do CRAS, PETI e do Programa Bolsa Família. Para tanto, será enviado um informativo para cada entidade, para que os interessados possam fazer seus cadastramentos.

O número de atendidos no projeto será de acordo com a demanda, podendo ser reavaliado, caso o número exceda a capacidade de atendimento de no máximo 21 pessoas, com a faixa etária entre 12 a 20 anos.

O projeto será desenvolvido num período de 06 (seis) meses a começar no dia 13 de abril de 2011. Podendo ser prorrogado.

As oficinas serão desenvolvidas por etapas de forma dinâmica, intercalando teoria e prática. No primeiro momento serão realizadas oficinas preparatórias, no segundo momento oficinas de música, formação de coral e grupos de dança, no terceiro momento (fim) será realizada um concurso para a escolha da letra do Hino da Juventude (ou do Município).

Nenhum comentário:

Postar um comentário